RSS
YouTube
Facebook
Twitter

Agência Brasil

Publicado em 12.01.09   |   Crise Financeira Internacional

PRIMEIROS MESES DO ANO SERÃO PREOCUPANTES, DIZ LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os primeiros meses do ano serão preocupantes para o Brasil por conta da crise financeira internacional. Em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente", Lula voltou a defender a manutenção dos investimentos como resposta aos efeitos negativos na economia brasileira.

"Nós vamos ter um trimestre preocupante, mas o governo tomará todas as medidas necessárias para que essa crise afete menos o povo brasileiro. Nós precisamos garantir empregos, garantir salário e garantir renda. Esses são três componentes extraordinários para que a economia brasileira continue a crescer e o povo não seja vítima de uma crise que não foi causada pelo Brasil", avaliou.

10 questões para entender o tremor na economia
Veja as medidas anticrise já anunciadas no Brasil

Lula reafirmou que o governo pretende manter todos os investimentos programados e estimular a iniciativa privada a adotar a mesma estratégia. "O grande problema dessa crise é o crédito. temos que motivar a iniciativa privada a continuar fazendo investimentos e precisamos trabalhar para que o crédito volte à normalidade", apontou.

O presidente afirmou ainda que o governo deve injetar recursos no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para produzir investimentos em efeito cascata, além de medidas bancárias para facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao crédito.

"Nós precisamos resolver o problema do spread bancário. Nós precisamos reduzir o spread bancário para facilitar que as empresas brasileiras, sobretudo, as pequenas e médias empresas possam ter acesso ao crédito bancário. É importante lembrar o que eu falei no ano passado, ou seja, essa crise tem que ser encarada pelo povo brasileiro como uma oportunidade", disse o presidente.

Reuniões

Lula disse durante o programa de rádio que terá "algumas reuniões esta semana na área econômica" e que o governo trabalha para que "a economia brasileira continue a crescer e o povo não seja vítima de uma crise que não foi causada pelo Brasil".

"Essa crise tem que ser encarada pelo povo brasileiro como uma oportunidade", defendeu o presidente, que participa nesta segunda-feira da abertura da Couromoda, feira de calçados e artigos de couro que acontece de 12 a 15 de janeiro, em São Paulo.

Observação: Todos os textos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Sindicatos filiados
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize