Sindicato dos Metalúrgicos de Canela começa a digitalização do seu acervo


Com o objetivo de sistematizar e preservar os documentos foi dado início aos trabalhos de digitalização do acervo do Sindicato dos Metalúrgicos de Canela, são centenas de itens que passarão pelo processo de limpeza e catalogação, muitos destes documentos poderão ser descartados após este processo principalmente aqueles que não possuem relevância jurídica, contábil ou histórica, contribuindo assim para aliviar o acúmulo de papel, uma das causas da falta de espaço físico no ambiente de trabalho.
 O Processo facilitará também a busca de documentos nos arquivos, que muitas vezes os trabalhadores precisam para buscar direitos ou mesmo benefícios previdenciários. “Nos estamos utilizando a estrutura própria, que é simples, para efetuar um serviço que vai dinamizar, agilizar  e simplificar o trabalho na Entidade” saliente Eneu Renato dos Santos Diretor do Sindicato e coordenador do projeto.
 Em tempos de aquecimento global esta é mais uma iniciativa que além destes benefícios também visa reaproveitar o material a ser descartado. “É uma tarefa nova para mim, mas estou me adaptando bem, e contente em saber que estou colaborando com a preservação da história do Sindicato e dos trabalhadores metalúrgicos” afirma Andréa Rambor, diretora do Sindicato que trabalha no projeto.
 Serão digitalizados além de documentos contábeis, Jurídicos (acordos,contratos), fotos, jornais (boletins, Jornais).


Fonte: stmc