Metalúrgicos da AGCO entram em estado de greve em Santa Rosa


No início da manhã de ontem, os metalúrgicos da AGCO promoveram um protesto na fábrica de Santa Rosa, no Noroeste do Estado. Reunidos em assembleia, os trabalhadores decidiram entrar em estado de greve. A decisão foi comunicada à empresa, e esta teria 48 horas para negociar com o sindicato antes da paralisação ser deflagrada.

Ainda na tarde de ontem o diretor de Relações Institucionais da AGCO procurou a direção do sindicato pedindo um prazo para as negociações. Ficou agendada uma reunião para a próxima terça-feira, 22 de janeiro, às 14 horas.

A AGCO, que emprega 800 metalúrgicos na cidade, recebeu as reivindicações do sindicato há 90 dias, mas até a mobilização ocorrer não tinha manifestado nenhuma vontade em negociar. Os trabalhadores estão exigindo a redução de jornada – de 44 horas para 40 horas semanais – a exemplo do que ocorre na planta de Canoas. Além disso, está sendo buscado subsídio para transporte coletivo, benefício que já é fornecido aos funcionários de Canoas e um plano de cargos e salários.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa, Janir Lino Morais é categórico: “Não vamos ceder! Os trabalhadores concordaram em esperar até terça-feira a posição da empresa, mas não vamos abrir mão de nossos direitos.”


Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS