Grande marcha dá início à Campanha Salarial 2014


Mais um dia pra entrar para a história dos metalúrgicos do Rio Grande do Sul! O lançamento da campanha salarial 2014 foi marcado por uma grande marcha pelas ruas da Capital; audiência com o Governador do Estado, Tarso Genro; homenagem às vítimas da ditadura militar; e um grande almoço na Praça da Matriz.

Aproximadamente 700 trabalhadores de todo o Estado marcharam pelas ruas de Porto Alegre, na manhã de hoje, dando início à Campanha Salarial 2014. A concentração ocorreu às 8h30min na Praça Pinheiro Machado. Além dos sindicatos da base, sindicatos de outras categorias e representantes de movimentos sociais deram apoio à mobilização.

Na marcha de mais de uma hora, bandeiras e faixas com o tema da Campanha levaram à população da Capital a mensagem dos metalúrgicos. O que estava ocorrendo ali, não era mais um protesto por reajuste de salários, mas uma mobilização pela saúde, respeito e dignidade no trabalho. Questões que afetam a sociedade em geral foram temas levantados como o Plebiscito Popular pela Reforma Política, o repúdio ao racismo e o nefasto legado do golpe militar que completa 50 anos este mês.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS), Claudir Nespolo, alertou para a importância do ano de 2014 para a nação. “Tem muita coisa em disputa. Setores que oprimiram o Brasil querem voltar. Não podemos ser ingênuos e precisamos lembrar o que foram os anos 90 para os trabalhadores. Agora temos emprego”.

O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico salientou que agora que o índice de desemprego felizmente diminuiu no Brasil e no Estado, a luta é por empregos de qualidade, com salários decentes, que respeitem a saúde e a integridade física do trabalhador.

O deputado é autor do Projeto de Lei de Revitalização dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, que tramita na Assembleia Legislativa. O presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Jairo Carneiro, ressaltou a importância de o projeto ser levado para votação o mais rápido possível. “Esta é uma pauta dos trabalhadores”. O dirigente sugeriu que o projeto seja votado no dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No final da manhã, os metalúrgicos prestaram homenagem aos deputados estaduais Raul Pont e Raul Carrion pela luta e resistência em prol da classe trabalhadora durante os anos de chumbo.

Emocionados, os políticos lembraram suas trajetórias e ressaltaram a importância dos trabalhadores para a recuperação da democracia no país.

Participaram do ato em frente ao Palácio Piratini, o secretário de Política Sindical da CNM-CUT, Loricardo de Oliveira, o deputado estadual Edegar Pretto e o deputado federal Dionilso Marcon, além de representantes das regionais da FTMRS.

Governador saúda trabalhadores

O governador Tarso Genro recebeu uma comissão de trabalhadores no Palácio Piratini. Os metalúrgicos pediram que seja encaminhado um projeto à Assembleia Legislativa, discutido com as entidades sindicais, para a instituição de uma política de valorização permanente do salário mínimo regional.

Jairo Carneiro destacou a extrema importância da recuperação do salário mínimo regional para a categoria. “Nos quatro anos do governo Tarso o mínimo obteve aumento real de 12,75%. É hoje uma referência para a economia do Rio Grande do Sul”.

Os metalúrgicos também manifestaram apoio ao governador pelo andamento positivo das negociações para a mudança do indexador da dívida dos estados que dará fôlego para o Executivo realizar investimentos públicos.

O terceiro tema apresentado ao governador foi a proposta da criação de uma comissão consultiva para acompanhar o cumprimento dos compromissos das empresas beneficiadas pelo Fundopem. Tarso acenou positivamente para a iniciativa.

Após a audiência, o governador se dirigiu ao caminhão de som e saudou os trabalhadores metalúrgicos.

“O desenvolvimento do Estado, do PIB, não pode ser mais uma concentração de poder. Este desenvolvimento tem que ser distribuído socialmente, e como se distribui socialmente? Tendo a valorização do salário mínimo regional como meta de Governo.”, declarou Tarso.

Tarso ressaltou que a conquista da valorização do piso regional é fruto da mobilização política dos trabalhadores. “A classe trabalhadora precisa continuar indo para as ruas e mostrar a sua pauta”, disse.

 

 

 



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS