Seminário Estadual das Mulheres Metalúrgicas debate organização e política


Na manhã de ontem (20) se iniciou o II Seminário Estadual das Mulheres Metalúrgicas do RS. O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS), Enio Santos, deu as boas-vindas às trabalhadoras e afirmou a importância da iniciativa como forma de organização das mulheres na ocupação dos espaços políticos que lhe são de direito.

Enio chamou atenção para a atual conjuntura do país, onde após as eleições se estabeleceu o “3° turno” através de uma clara luta de classes. “É preciso defender a democracia e os direitos dos trabalhadores e as mulheres têm um papel importante na reforma política que está em jogo”, alertou.

A palestra de abertura, ministrada por Lurdes Santin, integrante da diretoria do MTD e da Secretaria de Mulheres de Canoas, teve como tema a participação das mulheres nos espaço de poder e decisão.
Lurdes ressaltou que para que ocorra de fato a participação das mulheres na política é essencial a auto-organização. “Ainda vivemos em um universo patriarcal e machista, onde prevalece na sociedade a visão masculina, incorporada culturalmente e que deve ser transformada através da formação, organização e luta das mulheres”.

A categoria metalúrgica é formada por 19% de mulheres em todo o Brasil, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM). A maior parte destas mulheres trabalha no setor eletroeletrônico. Os dados mostram que apesar das mulheres possuírem maior escolaridade, elas ganham menos e são alvo de maior rotatividade.

O seminário tem organização do Coletivo de Mulheres da FTMRS e conta com a presença de representantes dos sindicatos de Canoas, Porto Alegre, Gramado e Sapiranga. O encerramento será na tarde de hoje, com a criação de propostas para organização das mulheres e a formação de uma pauta de negociação.

 



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS