Em todo o Brasil, os trabalhadores irão às ruas nesta sexta-feira, 29 de maio


É a luta para derrotar o PLC 30 (antigo PL 4330, da Terceirização) que se aprovado estende as terceirizações para qualquer função nas empresas e no serviço público. Hoje, a possibilidade de terceirizar está restrita às atividades de apoio, preservando as atividades fins para trabalhadores diretamente contratados ou concursados.

O trabalho terceirizado paga menos, demite mais rápido, tem jornada maior, é onde ocorre o maior número de acidentes do trabalho e ao final do contrato, é imenso o risco do calote por serem empresas prestadoras de serviço, ou seja, sem patrimônio.

O Projeto de autoria do ex-deputado/empresário Sandro Mabel é de 2004, mas agora tramitou rápido. Pois, o atual presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), atendendo as pressões empresariais que financiam suas campanhas eleitorais, aprovou na Câmara o PL por 324 votos favoráveis, no dia 08 de abril. Agora, o debate segue no Senado Federal.

Convocado pela CUT em conjunto com outras centrais sindicais, o Dia Nacional de Paralisação e Manifestações contra o avanço da Terceirização, as Medidas Provisórias 664 e 665 e o Ajuste Fiscal lá e aqui no RS, inicia logo pela manhã com diversas ações (assembleias, caminhadas e paralisações) nos locais de trabalho, promovidas pelos sindicatos na Capital e interior do Estado.

Em Porto Alegre, a concentração será a partir das 12h em frente à Fecomércio (Rua Alberto Bins, 665) após, às 13h, haverá uma caminhada até a Praça da Matriz. Participe!



Fonte: CUT-RS