São Leopoldo: Metalúrgicos aprovam pauta da campanha salarial 2015


Em assembleia realizada na noite de quinta-feira, 25, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, a categoria aprovou a pauta para a campanha salarial. O reajuste reivindicado será o percentual do INPC (acumulado dos 12 meses), que fechará na primeira quinzena de julho, mais 2% de aumento real.

O assessor jurídico do STIMMMESL, Paulo Lauxen, leu as cláusulas propostas e esclareceu as dúvidas dos presentes. Uma das bandeiras históricas do movimento sindical, a redução da jornada de trabalho, é reivindicada de forma progressiva, com a diminuição de uma hora ao ano. Para daqui quatro anos, a meta de uma jornada com 40 horas seja atingida.

A data base da categoria é 1º de julho, há a reivindicação de alterar para 1º de setembro. Além da renovação das demais cláusulas sociais.

O presidente do Sindicato, Valmir Lodi, coordenou a assembleia e relatou as dificuldades que os metalúrgicos estão enfrentando nas negociações em todas as regiões o Rio Grande do Sul. “Porto Alegre e Canoas ainda não fecharam. Sapiranga e Novo Hamburgo não iniciaram as negociações ainda. Os metalúrgicos vão intensificar as mobilizações em todo o estado”, contou.

Lodi lembrou da tradição do STIMMMESL de sempre fechar bons acordos, sem precisar levar a decisão para a justiça. “Todo ano tem choro da patronal, sempre é difícil, ainda mais com crise. Mas nos vamos para as portas de fábricas, vamos fazer uma forte campanha salarial e negociar um bom acordo, como sempre conseguimos”, disse ele.

O secretário de Política Sindical da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, ressaltou que apesar do argumento das patronais referente à crise econômica, metalúrgicos de todo o Brasil tem garantido acordos com percentuais acima da inflação.

Outro ponto destacado por ele foi o investimento que a China está fazendo no Brasil, que beneficiará diversos setores, inclusive a indústria. “A mídia brasileira não mostrou como devia esse investimento, mas na Europa e na Ásia isso foi amplamente noticiado.”

Eleição de delegados (as)

Outro ponto de pauta da assembleia foi a eleição dos delegados para o congresso da CUT, estadual que será realizado em agosto e, nacional em outubro.

“Quem participar do congresso tem que ir com os olhos no futuro para aprofundar o debate sobre as políticas para a classe trabalhadora para os próximos anos. A CUT é a maior central sindical do país e da América Latina porque tem nos seus sindicatos, dirigentes comprometidos com os trabalhadores”, disse Loricardo.

Fonte: STIMMMESL