Dia dos movimentos e entidades defenderem a democracia


Representantes de movimentos sociais, entidades e organizações como MPT, ABRAT, AGETRA, ANAMATRA, CONIC, CONAM, UNE, UBES, UEE LIVRE e as centrais sindicais CTB, CUT, Nova Central e UGT lançaram hoje o Movimento em Defesa da Democracia e dos Direitos Sociais.

O ato de lançamento foi no salão da Igreja Pompéia, em Porto Alegre. O objetivo do movimento é unir forças da sociedade para reafirmar a defesa das liberdades constitucionais, da democracia e dos direitos sociais, além de defender as conquistas obtidas e os direitos dos trabalhadores, que vêm sendo constantemente ameaçados.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, integrou a mesa de abertura. Ele falou das ameaças ao estado democrático. "Para os trabalhadores a democracia é muito importante. Para os detentores do capital não importa, porque eles ganham dinheiro de qualquer jeito", afirmou.

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallman, alertou para os perigos do projeto de terceirização que tramita em duas frentes: legislativo e judiciário.

O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Luís Antônio de Melo, lembrou em sua fala que os benefícios fiscais concedidos nos últimos anos pelo Governo não tiveram nenhuma amarra, ou seja, não foi exigido nenhuma contrapartida, razão pela qual hoje cresce o índice de desemprego no país.

O ato foi seguido por uma caminhada pelo centro da Capital até a Esquina Democrática, onde a palavra de ordem era "Não vai ter golpe, vai ter luta".

 



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS