PrĂ¡tica antissindical: Electrolux demite 5 dirigentes sindicais


Em uma decisão autoritária e arbitrária, a direção da Electrolux demitiu nesta sexta-feira (24), cinco dirigentes sindicais que atuam no CSE (Comitê Sindical de Empresa). Além de configurar como atitude antissindical, a empresa estrategicamente está tentando desmobilizar a organização dos trabalhadores, já que a partir de semana que vem quase todos estarão em férias coletivas, o que dificulta uma possível greve como protesto.

A direção do Sindicato realizou assembleia na porta da fábrica, na qual os trabalhadores aderiram à paralisação, como forma de protesto e repúdio a essa decisão. Além disso o Departamento Jurídico da entidade já acionou o intermédio do Ministério Público do Trabalho de Araraquara.

Para o presidente do Sindicato, Erick Silva, a demissão de um dirigente sindical é absurda e inaceitável. “Quando se demite um representante democraticamente eleito pelos metalúrgicos, na verdade, se está desafiando todos os trabalhadores. A direção da empresa merece uma resposta à altura e ela a terá. Diante disso, o Sindicato analisa as ações jurídicas a serem tomadas no caso, além das mobilizações de protesto com os trabalhadores”, afirmou.

Dirigentes dos CSE´s na categoria, de sindicatos da região e também da Federação dos Metalúrgicos da CUT participaram das assembleias realizadas durante o dia.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos