Federação e Dieese promovem seminário sobre novos cenários no trabalho e no sindicalismo


A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) promovem o seminário “Nova Indústria, Nova Política, Novo Trabalhador, Novo Sindicato”, às 9h de quarta-feira (15). A atividade será realizada no auditório do Sindipolo (na Av. Júlio de Castilhos, 596, 8° andar), centro de Porto Alegre e terá como painelista, o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.

A crise no movimento sindical, no capitalismo, as mudanças na organização do trabalho, reforma trabalhista, indústria 4.0 e as alternativas de trabalho sindical diante deste novo cenário são alguns dos assuntos que serão tratados no seminário.

Para o presidente da Federação, Lírio Segalla, debater esse tema é muito importante para o atual momento do movimento sindical. “Estamos vivemos uma conjuntura de grandes mudanças no mundo de trabalho e o sindicalismo precisa se adaptar a essa realidade”, disse.

O objetivo é aprofundar o debate com os dirigentes das entidades filiadas, partindo de uma análise da crise atual e do trabalho desenvolvido no último período, para traçar um perfil do novo diretor sindical e iniciar um novo ciclo do Planejamento Participativo da Federação. “Sempre levando em conta a representatividade e organicidade que são objetivos da nossa entidade”, ressalta Lírio.

Fonte: FTM-RS