Boletim informativo da FTM-RS prepara a categoria para a campanha salarial


Material será distribuído para os metalúrgicos da CUT em todo o estado

“É hora de cuidar dos salários”, essa é a chamada do boletim Reaja!, elaborado pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e lançado nesta terça-feira (1º). O objetivo é informar os metalúrgicos e metalúrgicas cutistas do Rio Grande do Sul sobre a campanha salarial da categoria, principalmente sobre a negociação dos reajustes que acontece em novembro.

Acesse o Reaja! aqui.

No dia 27 de abril, a entidade assinou a Convenção Coletiva de Trabalho Emergencial com 15 cláusulas e vigência até o dia 31 de dezembro, ou até o final do Decreto Legislativo 6/2020 (referente à pandemia), o que ocorrer primeiro. Isso protegeu os trabalhadores, através da garantia das cláusulas sociais até abril de 2021, porém a negociação salarial foi jogada para novembro de 2020.

Em abril, no auge das restrições econômicas por causa da pandemia e com diversas incertezas, a FTM-RS e as entidades filiadas, entendiam que o mais importante era a garantia do emprego, pois não era o momento do trabalhador ter medo de ficar desempregado. Além disso, atualmente os dados e as projeções em relação a economia estão otimistas.

O informativo apresenta também uma retrospectiva das ações que as entidades filiadas à FTM-RS e o sindicato patronal tiveram desde o começo da pandemia, sempre pautadas pelo tripé: proteção à saúde do trabalhador e seus familiares, manutenção do emprego e o garantir ao máximo possível da remuneração.

Desde o começo da pandemia, as ações da Federação e seus sindicatos protegeram cerca de 100 mil trabalhadores de mais de 10 mil empresas, em 400 municípios gaúchos.

Fonte: FTM-RS