RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

29.10.12   |   Geral 2012

Vitórias de Grana, Marinho e vereadores é a vitória dos metalúrgicos da CUT

Ex-presidentes da CNM/CUT e da CUT Nacional comandarão duas das maiores cidades do país pelos próximos quatro anos


Os trabalhadores e trabalhadoras do ramo metalúrgico sempre exerceram um papel de vanguarda no país. Seja pelas primeiras greves realizadas durante a ditadura militar, o surgimento do novo sindicalismo sob a liderança de Lula no fim dos anos 70, o protagonismo na luta pela redemocratização do país e na fundação do Partido dos Trabalhadores e a eleição do companheiro Lula para presidente, levando o primeiro operário ao Palácio do Planalto na história do país.

Neste período, dezenas de lideranças metalúrgicas ampliaram suas atuações para além das fábricas. Passaram a exercer também cargos públicos representando uma parcela significativa da sociedade em todas as esferas de representação política. Em pouco mais de trinta anos, os metalúrgicos ocuparam cargos da vereança à presidência da República.

Além de Lula, lideranças políticas como o senador Paulo Paim, o deputado Vicentinho e o prefeito reeleito de São Bernardo, Luiz Marinho, foram trabalhadores e dirigentes sindicais oriundos do ramo metalúrgico. No Brasil, há um grande número de candidatos eleitos que também vieram do chão de fábrica.

Na CNM/CUT temos orgulho de ter o ex-secretário-geral , Marco Maia, ocupando a presidência da Câmara dos Deputados e, agora, o ex-presidente da Confederação entre 2004 e 2011, Carlos Grana, eleito prefeito da cidade de Santo André-SP, com mais de 204 mil votos neste domingo (28). Pelos próximos quatro anos, Grana comandará o 6º maior município do Estado de São Paulo. Uma vitória da categoria.

Além da conquista das prefeituras com Marinho e Grana, a vice-presidenta da CNM/CUT, Rosilene Matos da Silva foi eleita vereadora em Manaus, bem como Paulo Dias (São Bernardo), Marcelo Oliveira (Mauá), Izídio de Brito (Sorocaba) e muitos outros companheiros pelo país.


Quem é Carlos Grana?

O prefeito eleito de Santo André tem 46 anos e é natural de São Bernardo do Campo. Morador de Santo André desde o seu nascimento, passou sua infância e juventude na Vila Palmares. É casado, pai de dois filhos. Cursou o ensino fundamental em escolas estaduais e é ferramenteiro, formado pelo SENAI. Iniciou sua militância política aos 14 anos, na Pastoral da Juventude.

Trabalhou na Metalúrgica Brosol e foi eleito o dirigente sindical mais jovem do país, aos 18 anos, em 1983. Grana sempre se caracterizou pela dedicação em garantir os direitos dos trabalhadores.

Nos anos 90 atuou na articulação do acordo na Câmara Setorial para a revitalização da indústria automobilística no país. Filiado ao PT desde a sua origem, participou ativamente das conquistas do partido em Santo André, especialmente nos governos Celso Daniel e João Avamileno.

Ocupou cargos de destaque no movimento sindical. Em 1993 passou a ser secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e em 1999, tornou-se vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Também foi secretário-geral da CUT Nacional nos anos 2000, chegando a presidente da CNM/CUT em 2004 e reeleito para segundo mandato em 2007. Em 2005 integrou o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), em Brasília, e na região do ABC participou da criação do Fórum da Cidadania, da Câmara Regional e da Agência de Desenvolvimento Econômico.

Em 2010, a pedido do amigo Lula, concorreu a deputado estadual em São Paulo. Foi eleito por Santo André com 127 mil votos, sendo o candidato mais votado no Partido dos Trabalhadores. Durante seu período na Assembleia Legislativa, apresentou 26 Projetos de Lei, entre eles o Projeto de Lei 331, que institui o Bilhete Único em todo o transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande São Paulo, beneficiando 39 municípios.

Candidato escolhido pelo PT para a disputa da prefeitura de Santo André em convenção que reuniu mais de 1.500 pessoas, no Primeiro de Maio Futebol Clube, no dia 26 de junho deste ano, Carlos Grana venceu o pleito sobre o atual prefeito Aidan Ravin, no segundo turno, com mais de 204 mil votos. Cerca de 30 mil a frente do concorrente.

Seu mandato inicia-se em 1º de janeiro de 2013, data em que completa 47 anos.

 


Fonte: Valter Bittencourt - CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize