RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

13.11.12   |   Geral 2012

Encontro Nacional do Macrossetor Indústria da CUT se encerra destacando papel da organização no local de trabalho

http://www.ftmrs.org.br/images/noticias_img_1612.jpg


Encerramento do Encontro reuniu lideranças dos trabalhadores dos Ramos da alimentação, metalúrgico, químico, vestuário, urbanitário e construção
O Encontro Nacional do Macrossetor Indústria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi encerrado no início da noite de sexta-feira (9) com uma conclamação do presidente Vagner Freitas para que o sindicalismo cutista priorize na sua ação a estruturação e fortalecimento das organizações no local de trabalho (OLT). “Base forte e organizada é essencial para defender a indústria nacional, o salário, o emprego e os direitos”, destacou.
 
“Estou chegando agora de Rondônia, onde participei de um momento extremamente marcante na construção da história do nosso país: a implantação da Comissão de Negociação Permanente na obra de Jirau com a posse aos companheiros eleitos. Daqui a 30 dias é a vez dos trabalhadores da Usina de Santo Antônio. É desta forma que vamos influenciar os rumos do desenvolvimento, acompanhando pari passu tudo o que está acontecendo, o que é essencial para garantir a melhoria das condições de vida e trabalho”, ressaltou Vagner.
 
O líder cutista lembrou que tais avanços não seriam possíveis sem que tivessem ocorrido grandes mobilizações, greves e enfrentamentos nos canteiros de obra das duas usinas, o que pressionou as empresas e o próprio governo federal para que efetivasse esta conquista. “No mesmo dia em que estávamos dando posse à Comissão, uma das terceirizadas não cumpriu o acordo e meteu uma greve na cacunda da empresa na margem esquerda do rio. Ou seja, mesmo com o acordo, senão temos uma peãozada forte e organizada, acumulando energia e protagonismo, as coisas não acontecem. Quem manda na CUT é a base”, ressaltou Vagner.
 
STF CONTRA A JUSTIÇA
 
Na avaliação do dirigente cutista, o Brasil vive um momento muito perigoso devido ao comportamento da “Suprema Corte, que joga fora todo o arcabouço legal” com a sua interpretação do “domínio do fato” no julgamento do chamado “Mensalão”. Na prática, destacou, querem criminalizar o PT e os movimentos sociais, à revelia dos fatos, “mas a legislação nos garante que enquanto não há prova contrária, você é inocente”. “Há um entendimento casuístico, pois a elite brasileira não suporta ver o país crescendo. Perceberam que respeitando as regras do jogo eles não ganham mais, então tentam mudar a regra. Na verdade, está havendo uma judicialização da política com regras de exceção”, condenou.
 
REUNINDO E UNINDO OS MACROSSETORES
 
O secretário geral da CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, reiterou o significado do evento para um maior protagonismo dos trabalhadores do setor industrial, “estratégico para o desenvolvimento nacional”. Citando a representatividade do encontro, que reuniu as principais lideranças dos trabalhadores metalúrgicos, químicos, urbanitários, da construção, do vestuário e da alimentação, Sérgio reafirmou o compromisso da Central de fortalecer a articulação com as Confederações cutistas, a fim de aprimorar e potencializar a ação na base.
 
Durante o evento as lideranças cutistas debateram as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo federal no âmbito do Plano Brasil Maior sobre política industrial e apontaram a necessidade da defesa das empresas nacionais, propondo medidas que garantam contrapartidas sociais e considerem a sustentabilidade ambiental, a geração de postos de trabalho decente e o apoio às micro e pequenas empresas. As propostas estão sendo sistematizadas e serão entregues oportunamente ao governo.
 
Na próxima segunda-feira, na capital paulista, terá início o Encontro Nacional do Macrossetor do Serviço Público. Para março estão previstos os encontros do Macrossetor Comércio, Serviço e Logística e do Macrossetor Rural.


Fonte: CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize