RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

11.09.14   |   Plebiscito Popular Constituinte

Plebiscito: resultado final deve ultrapassar 10 milhões de votos

 

O Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva do Sistema Político realizado entre os dias 1º e 7 de setembro, mobilizou mais de 100 mil pessoas que trabalharam voluntariamente pela coleta de votos, teve cerca de 40 mil urnas fixas e volantes disponíveis em todo o Brasil e deve ultrapassar os 10 milhões de votos.

Mais de 450 organizações dos movimentos sindical e social apoiam o plebiscito que busca pressionar o Congresso Nacional pela convocação de uma consulta popular para discutir questões como o financiamento privado de campanhas, a representatividade no Parlamento e os mecanismos de democracia direta.

Rio Grande do Sul

Aqui no Rio Grande do Sul, os comitês colheram votos em todas as regiões do Estado. Foram inúmeras urnas fixas e itinerantes, que somaram centenas de locais de votação. No Largo Glênio Peres, tradicional e movimentado local do centro de Porto Alegre, havia urna do Plebiscito, assim como no pavilhão da Agricultura Familiar, na 37ª Expointer, em Esteio.

A maioria dos 42º Núcleos do CPERS/Sindicato disponibilizou urnas em suas sedes e nas escolas estaduais. O Sinpro/RS montou urnas em 44 colégios e universidades pelo RS, em alguns casos, houve parcerias com os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs). Fábricas, agências bancárias e hospitais também foram locais de votação.

Em Santa Maria, o comitê municipal realizou previamente atividades de formação nas escolas e sindicatos, com movimentos sociais, pastorais e comunidade em geral. Foram aproximadamente 50 urnas, em lugares fixos e volantes como paradas de ônibus, igrejas, praças, sindicatos, associações de bairros, UFSM, entre outros. De acordo com Eloiz Guimarães, da CUT Regional Centro, a votação ultrapassou a expectativa planejada: “o processo foi forte, a população em geral aderiu ao movimento.”

Votação paradas de ônibus

A coordenadora da CUT Regional Noroeste, Teresinha de Jesus Mello, afirma que a população estava bastante interessada no assunto. “Eles pediam explicações sobre a votação e o que representa a reforma política. Somente na cidade de Ijuí, organizamos 16 urnas distribuídas nas escolas, sindicatos e na praça”, contou a dirigente.

Integrante do Comitê Estadual, Valdir Bohn Gass, classificou o pleito como “um processo importante, pois pautou a necessidade de reformas q só vão acontecer com a participação efetiva da população.”

Para ele, o plebiscito obrigou alguns candidatos a abordarem o tema da reforma política e, apesar do silêncio da mídia, a sociedade tomou conhecimento do debate. “Neste processo, se retomou um trabalho de base e avançou na unificação dos movimentos populares e sociais, fundamentais para o longo caminho que temos pela frente, de enfrentamento ao sistema que não quer mudanças”, finalizou ele.

No Rio Grande do Sul, o resultado da votação deve ser conhecido dia 15 de setembro. Nesta terça-feira, 09, será realizada uma reunião de avaliação, às 18h30, na sede do Comitê.

Adesões

No final da noite de sexta-feira, 05, um grupo formado por nomes como os escritores Fernando Morais e Frei Betto, a socióloga Heloísa Fernandes, o teólogo Leonardo Boff e o líder do grupo Teatro Mágico, Fernando Anitelli, divulgaram um manifesto em defesa do plebiscito.

Muitos políticos também aderiram e votaram SIM no plebiscito. O ex-presidente Lula votou na quinta-feira, 04, durante um comício em Salvador (BA).

Mais forte que a Alca

Para Ricardo Gebrim, da Coordenação Nacional da Campanha pelo Plebiscito, a perspectiva é que a votação ultrapasse 10 milhões de votos, número atingido pela consulta à população brasileira que rechaçou a instalação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em 2002, conforme propunha o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Ele atribui esta expectativa ao número maior de urnas em áreas centrais das cidades, que conseguiram coletar até quatro mil votos por dia, à possibilidade da participação pela internet e, principalmente, ao engajamento maior do movimento sindical.

“Os trabalhadores abraçaram a campanha, basta ver a quantidade de sindicatos que levaram as urnas para fábricas e outras unidades produtivas. A quantidades de comitês também é maior, especialmente os locais, aqueles localizados em bairros, associações de moradores, ocupações, igrejas. Hoje são mais de dois mil comitês. Todos os estados estão otimistas em ultrapassar a meta”, elencou.

Prorrogação da votação online

O final da votação online do Plebiscito foi prorrogado por mais um dia, encerrando às 23h59 da segunda-feira, 08. Segundo a organização, a medida ocorreu porque a página da campanha ficou sobrecarregada com a grande quantidade de acessos e sofreu ataques hackers, o que deixou o site fora do ar, impedindo o acesso.

A contagem dos votos coletados começou a ser feita nos estados também nesta segunda-feira e ocorre até o dia 14. A previsão é que o resultado final da campanha seja divulgado no dia 22.

Por: Renata Machado (CUT-RS) com informações da CUT Nacional e Plebiscito Constituinte

 

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize