RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

23.03.15   |   Investimentos no setor 2015

Emater projeta uma safra recorde no Estado

 

Destaque positivo é a soja, que aumentou sua área plantada em 2,8%
Impulsionada pela ampliação da área de soja e pelo aumento das produtividades dos demais grãos, a safra 2014/2015 projeta quase 29 milhões de toneladas de grãos, entre arroz, feijão, milho e soja, o que lhe confere a maior safra de verão do Rio Grande do Sul. Os números foram apresentados pelo presidente da Emater, Clair Kuhn, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O destaque positivo desta safra é a soja, que apresentou um aumento de área de 2,8%, ultrapassando os 5 milhões de hectares plantados, o que permite projetar uma produção total de 14,84 milhões de toneladas do grão. "Se confirmados esses números, esta será a maior safra de soja do nosso Estado", anunciou Kuhn. Segundo o presidente, isso se deve às condições climáticas, à capitalização dos produtores a partir dos bons números da última safra e ao uso de tecnologias.

De acordo com o diretor técnico da Emater, Lino Moura, esta safra demonstra a capacidade da Instituição no repasse de tecnologias e a preparação e forte adaptação dos agricultores, que encaram os desafios e conferem para o Estado um impacto econômico de R$ 23 bilhões, a preço do mercado de hoje.

A redução no milho, que já era esperada pela migração em direção à soja, ficou em pouco mais de 5%. Apesar da irregularidade climática ocorrida, a produtividade desta safra (6.232 quilos por hectare), se confirmada, será a maior até hoje alcançada no Rio Grande do Sul, podendo se esperar uma produção de 5,46 milhões de toneladas.

O levantamento confirmou o aumento da área cultivada em relação à safra passada, que deverá ser ao redor de 2%, projetando um total de 1,13 milhão de ha. A produção deverá ser maior do que a do ano passado em 2,99%, devido ao aumento na produtividade de 0,94%, resultando em 8,59 milhões de toneladas.

No feijão também foi confirmada a tendência de redução de área em relação à safra passada, ficando 5,24% menor. A produtividade, se confirmada (1.653 quilos por hectare), será também a maior até hoje alcançada, possibilitando que a produção aumente em 9,39%, alcançando 80,4 mil toneladas este ano. Apesar de problemas pontuais em decorrência do clima, regiões importantes, como as da Emater de Caxias do Sul e de Passo Fundo, que compensaram positivamente com produtividades médias acima de 2 mil quilos por hectare.

Durante a divulgação dos números da safra, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Emater e a cooperativa Cotrijal que prevê a utilização do Espaço da Família Rural de forma permanente como Centro de Formação de Agricultores no apoio a realização de programas de qualificação de agricultores. Assinaram o presidente da Emater, Clair Kuhn, e o presidente da Cotrijal, Nei Mânica.

Fonte: Jornal do Comércio

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize