RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

16.05.16   |   Sindicatos 2016

Metalúrgicos da Gerdau em Sapucaia encerram Semana Nacional de Mobilização da CUT

http://www.ftmrs.org.br/images/201605161534000.jpg

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região realizou no início da manhã desta sexta-feira (13) uma assembleia dos trabalhadores da Gerdau, em Sapucaia do Sul, paralisando o começo das atividades no turno da manhã. O ato encerrou a Semana Nacional de Mobilização dos Metalúrgicos da CUT, em defesa da democracia e das reivindicações da categoria. Nesta sexta, as ações se concentraram nas plantas da Gerdau em todo o País.

O presidente do Sindicato e metalúrgico da empresa, Valmir Lodi, destacou os problemas que os trabalhadores da Gerdau estão enfrentando com a retirada de conquistas. “Eles estão cortando benefícios que temos há mais de 30 anos. Não podemos aceitar isso. Somos nós que produzimos a riqueza da empresa”, afirmou.

O dirigente sindical também alertou para a pauta do governo Temer, que será marcada pelo ataque aos direitos trabalhistas. “São as empresas, os patrões como o Gerdau, que estão por trás desse golpe. O que eles mais querem é aprovar a terceirização para não ter mais trabalhadores vinculados à empresa, só prestadores de serviço”, denunciou.

De olho no governo golpista de Temer

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, enfatizou a importância das empresas cumprirem as convenções coletivas de trabalho (CCT) e a necessidade de termos sindicatos fortes e atuantes para enfrentar os ataques que virão no futuro.

“O principal objetivo deste governo golpista é fazer as reformas trabalhista e da previdência, penalizando ainda mais a classe trabalhadora. Seguiremos firmes na luta contra o arrocho e contra a retirada de direitos”, disse.

Já o secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, avaliou o cenário da metalurgia nacional, lembrando que várias plantas da Gerdau não pagaram o reajuste da CCT. “Aqui em Sapucaia do Sul estamos vivendo isso com esse formato de empresa que apenas precariza e não valoriza os seus trabalhadores. Eles têm responsabilidade sobre esse golpe, implantado no País, pois querem a flexibilização da CLT para mexer nos nossos direitos”, enfatizou.

A assembleia contou com a presença de dirigentes dos sindicatos de metalúrgicos de Canoas, Sapiranga e Novo Hamburgo, e dos bancários do Vale do Paranhana.

Encontro do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Gerdau

O presidente do Sindicato informou ainda que a Rede Sindical Nacional da Gerdau irá encaminhar uma pauta única para todas as plantas do Brasil.

Nos próximos dias 16, 17 e 18 acontecerá em Montevidéu, capital do Uruguai, o encontro do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Gerdau, com o objetivo de trocar experiências e organizar as lutas para o próximo período.

No encerramento, Valmir criticou a ação da Brigada Militar, que estava pressionando os trabalhadores nos portões secundários da empresa.

 

Fonte: STIMMMESL

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize