RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

27.05.16   |   Sindicatos 2016

Sindicato dos Metalúrgicos reúne trabalhadores demitidos da Intecnial

http://www.ftmrs.org.br/images/201605301442010.jpg

O principal problema apontado na reunião com os trabalhadores é o fato de que o pedido de recuperação judicial prejudica o pagamento imediato das verbas rescisórias.

Nesta terça- feira a direção do Sindicato reuniu os metalúrgicos demitidos para repassar informações a respeito da situação. O problema também foi abordado numa reunião entre representantes da empresa e do Sindicato convocada pelo Ministério Público do Trabalho, que aconteceu no início da semana em Passo Fundo. O Sindicato denuncia que as demissões foram feitas sem negociação com a entidade e que a empresa escondeu a real situação dos trabalhadores. “Quando eles receberam a carta de demissão, estava marcada a data para o recebimento das verbas rescisórias. A empresa não informou que entraria com pedido de recuperação judicial. Não houve diálogo com os trabalhadores. A empresa preferiu informar autoridades e a imprensa sobre a situação”, resume o presidente do Sindicato, Fábio Adamczuk.

Na reunião com o Ministério Público do Trabalho os representantes do Sindicato também relataram que as demissões foram feitas de forma unilateral, sem respeitar a lei que estabelece que o desligamento de grupos de trabalhadores deve ser feito mediante negociação de critérios com o Sindicato. “ Este recurso poderia garantir por exemplo a manutenção do emprego para aqueles que estão próximos da aposentadoria ou que tem problemas de saúde, mas não foi o que a empresa fez”, garante Adamczuk.

O Sindicato estima que o número total de demitidos é maior do que os 99 metalúrgicos. O numero foi informado pela empresa durante a reunião com o Ministério Público do Trabalho. Há no grupo trabalhadores filiados a outros sindicatos, como o da construção civil. Entre os que perderam o emprego há metalúrgicos com mais de 20 anos de empresa, que estão com pelo menos dois meses de salário atrasado e que ainda não receberam o pagamento das férias do início do ano e que agora não tem garantia de receber imediatamente o pagamento da rescisão. O pedido de Recuperação Judicial adia o pagamento de todas as dívidas da empresa, inclusive trabalhistas.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize