RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

27.06.16   |   Sindicatos 2016

Passo Fundo: Sindicato dos Metalúrgicos realiza oficinas sobre Trabalho Saudável com Trabalhador Sadio

http://www.ftmrs.org.br/images/201606271500190.jpg

Desde o dia 13 de junho o Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, via convênio celebrado com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), vem realizando oficinas com trabalhadores sobre o tema Trabalho Saudável com Trabalhador Sadio. As oficinas se inserem na programação da semana SIPAT e visa problematizar sobre o significado da NR 5 (que trata da regulamentação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA), NR 6 (que trata da regulamentação de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva – EPIs e EPCs) e NR 15 (que trata de Atividades e Operações Insalubres), além das recomendações do Ministério do Trabalho.

O olhar não é técnico, mas crítico, e tem como objetivo refletir com os participantes sobre a importância e o significado do uso dos equipamentos de proteção no espaço de trabalho, mostrando que as situações de danos à saúde não ficam restritos aos espaços da empresa, mas resultam em consequências para a vida toda, afetando, inclusive, outras pessoas da convivência do trabalhador/a. Parte-se de uma dinâmica sobre distintas formas de vivências dos cinco sentidos, seguida de reflexão, convocando dirigentes e trabalhadores a pensar e se comprometer com ambiente de trabalho saudável, tendo trabalhador sadio.

O produto acabado, que é o resultado do ciclo da produção, não pode gerar um trabalhador acabado, prejudicado, mas realizado e também completo. Em outros termos, a beleza do produto não pode gerar e ser feito base de sofrimento ao trabalhador. Uma empresa que se preocupa com isso não faz favores, mas demonstra estar contextualizada, ser inteligente e qualificada, promotora de uma nova cultura empresarial, comprometida com o bem-estar de todos/as, direito fundamental assegurado por lei e em consonância com o significado de saúde disseminado pela OMS (organização mundial de saúde).

Ao todo, já foram realizadas 4 oficinas, sendo a primeira na empresa Retipasso, a segunda na empresa Truckão, a terceira na empresa Accialama e a quarta na empresa Bronzarte. Em todas as oficinas realizadas as avaliações foram muito boas, com depoimentos a favor e de elogios ao Sindicato pela bela e qualificada iniciativa. O trabalho que está sendo feito mostra e sensibiliza para a importância do uso de EPIs de forma agradável e convence pela reflexão que convoca a olhar as situações de riscos aliadas à vida. A atividade faz pensar, educa e desperte para o compromisso conjunto, envolvendo o empregador e o trabalhador.

Novas agendas estão previstas, seguindo calendário de realizações. Em agosto iniciam os encontros de formação com os trabalhadores, com previsão de realização aos sábados de manhã. Articule. Agende. Fique de olho.

 

 

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize