RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

27.06.16   |   Sindicatos 2016

Metalúrgicos de São Leopoldo (RS) aprovam pauta da campanha salarial 2016

http://www.ftmrs.org.br/images/201606271614200.jpg

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (23), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações da campanha salarial 2016. O reajuste reivindicado será o percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses, que será divulgado na primeira quinzena de julho e deve ficar por volta de 9,5%.

O presidente do Sindicato, Valmir Lodi, coordenou a assembleia e afirmou que os trabalhadores precisam estar unidos e mobilizados. “Todo ano tem choro da patronal; sempre é difícil, ainda mais com crise. Mas vamos para as portas de fábricas e fazer uma forte campanha salarial para garantir um bom acordo, como sempre conseguimos”, disse ele.

Segundo Lodi, a pauta será entregue para o sindicato patronal na próxima semana e no início de julho os diretores do Sindicato já estarão realizando assembleias nas portas das fábricas.

O assessor jurídico da entidade, Paulo Lauxen, leu as cláusulas propostas e esclareceu as dúvidas dos presentes. Ele ressaltou a importância dos sindicatos na defesa dos direitos da classe trabalhadora, principalmente neste contexto de ataque às conquistas dos trabalhadores. “Um dos piores projetos é o da prevalência do negociado sobre o legislado, isso acabaria com as convenções coletivas, pois passaria por cima da legislação”, avisou.

“Sem dúvida este é uma dos maiores desafios dos sindicatos para o próximo período. E precisamos ficar atentos porque a mídia vai divulgar apenas o lado do patrão, vai defender a flexibilização da CLT”, declarou o advogado.


Outro destaque foram as reivindicações em prol da saúde do trabalhador. “A CIPA é uma ferramenta muito importante nos locais de trabalho e precisamos usar melhor as Comissões, pois temos uma grande dificuldade na prevenção de doenças e acidentes de trabalho”, ponderou Lauxen.

Uma das bandeiras históricas do movimento sindical, a redução da jornada de trabalho, é reivindicada de forma progressiva, com a diminuição de uma hora ao ano. Para daqui quatro anos, a meta de uma jornada com 40 horas seja atingida.

Há ainda, a reivindicação de alterar a data base da categoria de 1º de julho para 1º de setembro.

Fonte: Renata Machado – Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize