RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

29.08.16   |   Campanha Salarial 2016

Sindicato de São Leopoldo realiza assembleia na Delga e denuncia o golpe com dirigentes de todo o estado

http://www.ftmrs.org.br/images/201608291525330.jpg

Mesmo com chuva, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) realizou uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras da Delga no começo da manhã desta segunda-feira (29).

Na ocasião, os companheiros da fábrica votaram contra as propostas descabidas da patronal, que ainda não apresentou um reajuste digno quer pagar menos que o percentual do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) acumulado do período, de 9,49% e em forma de abono.

O trabalhador da Delga e diretor do Sindicato, Adilson de Vasconcelos ressaltou os outros ataques da patronal como a intenção de implantar o banco de horas individual, congelar o quinquênio e limitar o reajuste aos trabalhadores que tenham um salário de até R$ 2.500,00. \"Não podemos vamos permitir que tirem nossos direitos. Os patrões nos enxergam apenas como custo e eles fazem qualquer coisa para cortar esse custo, reduzindo nossas conquistas\", alertou ele.

Mobilização estadual

Para essa segunda, dia que a presidenta Dilma Rousseff realiza a sua defesa no julgamento final do Senado contra o processo de impeachment, estava previsto um grande ato estadual em São Leopoldo para reforçar a campanha salarial da categoria e denunciar o golpe, porém a chuva impediu que o ato se realizasse.

\"Não queremos que os trabalhadores fiquem na chuva, por isso a nossa assembleia aqui será rápida apenas para darmos o recado para os patrões. Se for preciso nos vamos parar a produção, vamos fazer greve, porque não vamos aceitar ataque aos nossos direitos\", disse o presidente do STIMMMESL, Valmir Lodi.

Metalúrgicos de todo o Rio Grande do Sul estavam na cidade e acompanharam a atividade na Delga. Lodi agradeceu todos os companheiros que passaram horas viajando para intensificar a luta. \"Esse é um grande exemplo de unidade da classe trabalhadora, estamos todos aqui debaixo de chuva para dialogar com vocês e esclarecer esse momento que estamos vivendo. Sabemos que só assim vamos derrotar esses ataques.\"

Ainda em frente à fábrica, o vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Enio Santos, também destacou a solidariedade de todos os metalúrgicos que atenderam ao pedido da entidade e estavam ali. O dirigente denunciou o golpe e o que está por trás do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

\"Eles vão nos atacar de todas as maneiras. Tivemos campanhas salariais bastante difíceis em todo o Rio Grande do Sul e por isso estamos todos aqui, para denunciar o golpe que está em curso no nosso país, porque o que eles querem é acabar com as nossas conquistas\", destacou Enio.

Plenária

Após, por causa da chuva que não deu trégua, foi realizada uma plenária com dos dirigentes sindicais de todo o estado na sede do Sindicato para encaminhar os próximos passos da campanha salarial e as mobilizações frente à consumação do golpe no Senado.

Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, é preciso desalienar quem ainda acredita que o golpe visa acabar com a corrupção, pois o que está por trás do impeachment é uma armação perigosa, com o apoio da velha mídia e de federações empresariais, para dar o maior golpe nos direitos da classe trabalhadora. Querem rasgar a CLT para roubar direitos históricos duramente conquistados. Usam o termo \'modernizar\' as leis trabalhistas, mas o que vão fazer é implantar o maior retrocesso da história\", afirmou.

Claudir abordou também a importância da resistência e de manter a classe trabalhadora unificada, pois com o possível afastamento definitivo da presidente Dilma, os ataques irão se intensificar. \"Vamos resistir e lutar para impedir qualquer retrocesso e defender a democracia”, avisou ele que também defendeu a realização de uma greve geral: \"não há dúvida que em algum momento, vamos ter que parar o país para dar prejuízo para os patrões e eles sentirem a nossa força.\"

Ato contra o golpe

O presidente da CUT-RS convocou os presentes para o ato contra o golpe e em defesa da democracia e dos direitos, no Largo Glênio Peres, a partir das 17h, no centro de Porto Alegre. “Vamos denunciar os ataques e os interesses dos golpistas e pressionar os senadores para que votem contra o impeachment da presidenta Dilma”, explicou.

Neste mesmo dia, a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo, integradas pela CUT, realizarão um conjunto de mobilizações em todos os estados e em Brasília.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize