RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

15.09.17   |   CNM/CUT

Dia Nacional de Luta tem protestos e panfletagens pelo país

http://www.ftmrs.org.br/images/201709151608310.jpg

Metalúrgicos reunidos em Pelotas

Além de protestos em portas de fábrica, metalúrgicos da CUT de todo o país se unem a outras categorias para impedir roubo dos direitos trabalhistas.

Milhares de trabalhadores participaram nesta quinta-feira (14), do Dia Nacional de Luta, Protestos e Greves convocado pela CUT e outras cinco centrais sindicais. A agenda foi lançada pelo movimento Brasil Metalúrgico, com o objetivo de barrar a implantação da Reforma Trabalhista pelo empresariado e impedir a votação da Reforma da Previdência no Congresso Nacional.

Na maioria das mobilizações começaram a ser colhidas assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que pede a anulação da reforma trabalhista. O PLIP foi lançado pela CUT no Grito dos Excluídos (em 7 de setembro) e o objetivo é colher 1,3 milhões de assinaturas para que o projeto seja aceito e tramite no Congresso Nacional.

Em São Paulo, cerca de 1.500 pessoas fizeram um protesto em frente à Superintendência Regional do Trabalho. A concentração começou às 9h na Praça Ramos e os manifestantes seguiram em passeata até a Superintendência, onde fizeram um ato unificado de Sindicatos de Metalúrgicos ligados à CUT e às demais centrais.

Em Pernambuco, desde a madrugada houve protestos da categoria, inclusive com a interdição de rodovias. Em Minas Gerais, houve mobilizações em Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora e Itajubá, entre outras cidades.

Os metalúrgicos de Niterói (RJ) se uniram a outras categorias para um protesto em frente à sede da Petrobras, que também reivindicou a reativação dos empregos no setor naval. E os metalúrgicos do Espírito Santo aproveitaram a data para fazer a assembleia de lançamento de sua campanha salarial.

Em Fortaleza (CE), os metalúrgicos se somaram às entidades de outras categorias e movimentos sociais e realizaram uma tribuna livre e panfletagem sobre campanha para anulação da Reforma Trabalhista.

No restante do país, atividades como audiências públicas, atos e panfletagens foram feitas, tendo a CUT e seus sindicatos à frente.

RS tem mobilizações em diversos municípios

No Rio Grande do Sul, os sindicatos  dos metalpúrgicos de Canoas, São Leopoldo, Porto Alegre, Passo Fundo, Alvorada, Cachoeirinha, Pelotas , entre outros promoveram protestos e assembleias em diversas fábricas.

 Fonte: CUT Nacional, com informações da CNM/CUT, sindicatos e FTMRS

 

   
Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize