RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

09.11.17   |   Sindicatos 2017

“Onde está o respeito pela classe trabalhadora”, questionam dirigentes em assembleia na Midea Carrier

Rita Garrido / STIMMMEC

http://www.ftmrs.org.br/images/201711091118210.jpg

No trabalho de conscientizar trabalhadores e trabalhadoras da base de  Canoas e Nova Santa Rita, o Sindicato esteve na manhã desta quarta-feira (08) em frente à metalúrgica Midea Carrier, em Canoas. Em pauta, a Reforma Trabalhista, que passa a vigorar a partir do próximo dia 11 e que, para além da perda de direitos, também aponta para a precarização do bem estar e da dignidade de todos e todas. “Onde está o respeito pela classe trabalhadora?”, questionou o dirigente Zé Rosales em frente à fábrica ao abrir os trabalhos da assembleia.

Durante as falas, o presidente Paulo Chitolina destacou os principais pontos de impacto da reforma, em especial, a tentativa de quebra das relações entre o sindicato e as empresas, vista na priorização dos acordos individuais e no fim das homologações dos contratos de trabalho junto à entidade. “Eles acham que o Sindicato é um entrave nas rescisões, mas nós sabemos o quão problemáticas são as homologações para o lado dos trabalhadores”, afirmou o presidente. No entanto, ele afirmou que o sentimento dos empresários em relação à reforma ainda é de desconfiança. “Foram 117 pontos da CLT alterados, ou seja, um pacotão de bondade aos empresários. Só que quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Na convocatória para ampliar a resistência da classe trabalhadora, o dirigente Cecílio Guterres reformou que o Sindicato estará atento nos movimentos da empresa. “Nós sabemos que a Midea já pensa em implantar a Reforma, mas estamos aqui pra deixar claro que caso algum contrato de trabalho seja alterado, nós vamos para a fábrica”.

Sindicalização é fundamental na resistência

Outro ponto que tem sido reforçado pelo Sindicato é o fortalecimento da entidade por meio da sindicalização. Em frente à Midea, o secretário-geral Ivo Korok lembrou as conquistas da metalurgia, previstas em Convenção Coletiva, que garantem direitos não previstos em lei, como por exemplo, o pagamento de adicional de horas extras. “Este e outros benefícios são possíveis graças à ação do Sindicato, que não serve só para dar brinde no final do ano”, disse o dirigente, que ainda lembrou dos anos de governos progressista em que a categoria conquistou mais de 20% de aumento real nos salários. “Nós viemos avisando que o golpe era na classe trabalhadora e não em um governo A ou B”.

O dirigente Juarez de Oliveira também reforçou a importância da atuação sindical, principalmente em um momento de importantes mudanças na legislação trabalhista. “O Sindicato é o escudo protetor do trabalhador”, afirmou, também aproveitando a oportunidade para fazer referência ao período de intensa precarização dos/as trabalhadores/as. “Estamos retroagindo ao tempo do Brasil Colônia”.


Fonte: Rita Garrido / STIMMMEC

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize