RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

01.02.18   |   CNM/CUT

TID e Macrossetor da Indústria debatem retomada da indústria brasileira

CNM/CUT

http://www.ftmrs.org.br/images/201802011126140.jpg

Representantes do MSI e do TID se reuniram na sede da CNM/CUT
Representantes do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID) e do Macrossetor da Indústria da CUT discutiram nesta terça-feira (30) propostas para a retomada da indústria brasileira. A primeira reunião do ano aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP).

Para fortalecer o debate, o economista e professor da Universidade de São Paulo (USP) João Furtado fez uma análise de conjuntura política e econômica do Brasil. De acordo com ele, o país precisa de novas estratégias para viabilizar projetos de pequenas e médias empresas. “O Banco de Desenvolvimento do governo brasileiro, o BNDS, por exemplo, oferece financiamento para empresas mais sólidas. O lado ruim disso é que este movimento reforça a concentração de poder econômico e político no país e consequentemente não dá espaço para aqueles que realmente precisam de empréstimo”, afirmou. “Para o Brasil voltar a crescer a indústria precisa ser o centro do desenvolvimento”, completou.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, também participou da reunião e enfatizou a importância da criação de empregos na indústria. “Temos que fazer o contraponto à política atual, defender a indústria brasileira forte com empregos e salários de qualidade e ampliar seu peso na economia brasileira. Um país desenvolvido tem indústria forte, mas através da reforma trabalhista este governo golpista quer acabar com o trabalho descente”, disse.

Termo de Cooperação Brasil China
Durante a reunião, o presidente do TID, o metalúrgico Rafael Marques, também falou sobre os desdobramentos do primeiro termo de cooperação que o Instituto firmou com a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), assinado em novembro de 2017 (leia mais aqui).

“O TID e os representantes dos trabalhadores na alimentação já fizeram reuniões com a Câmara para investimentos no setor. Esta parceria tem o intuito de gerar novos empregos na indústria com tecnologia agregada. Este é apenas o primeiro projeto, mas a ideia é fortalecer todos os ramos”, contou.

TID
O TID é uma iniciativa das confederações nacionais que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT (MSI) – metalúrgicos, químicos, têxteis e trabalhadores na construção e na alimentação.

Entre os objetivos do Instituto estão a formulação de propostas para o fortalecimento do parque industrial brasileiro, que levem em consideração as demandas dos trabalhadores e o estabelecimento de políticas públicas para que a indústria seja o principal indutor do desenvolvimento social do país.

Fonte: Shayane Servilha, assessoria de imprensa da CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007
Centro - Porto Alegre - RS
51 3085.7513 - 3228.4877 - 3228.4821 - 9976.3954
ftmrs@ftmrs.org.br

Mapa de localização
© Copyright 2018 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize