RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

16.07.18   |   Geral 2018

Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina conquista, na justiça, pagamento de insalubridade para trabalhadores da John Deere

Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina

http://www.ftmrs.org.br/images/201807161540240.jpg

Trabalhadores do setor da Pintura da John Deere, de Horizontina, receberam nesta segunda-feira (16), o pagamento referente à insalubridade. O valor total da ação, dividido entre cerca de 400 funcionários, foi de mais de 12 milhões de reais. Esse é o terceiro grupo que recebe o pagamento, anteriormente, os trabalhadores da Estamparia e de uma célula da Solda já haviam sido beneficiados. A ação foi movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, em 2011.

“Foi uma conquista muito grande”, avaliou o vice-presidente do Sindicato, Jorge Luís Ramos. De acordo com ele, devido a alta rotatividade, cerca de 60% dos trabalhadores ainda estão na fábrica. “Todas as pessoas que trabalharam nos setores que foi provada a insalubridade, estão recebendo os valores retroativos ao período laborado. Os trabalhadores contratados recentemente já estão com a insalubridade incorporada ao salário, conforme a lei”, explicou.

Ramos contou ainda que o Sindicato investiu cerca de 100 mil reais em peritos. “Há outros três setores: solda, montagem e expedição, que vamos entrar com ação judicial, também pedindo insalubridade”.

O dirigente acredita que isso pode servir de exemplo para os demais sindicatos, “pois há muitas empresas no Rio Grande do Sul que não pagam ou estão deixando de pagar a insalubridade”.

“Devemos entrar com ação judicial, pois além de ser um direito do trabalhador, interfere nos cálculos previdenciários, podendo até determinar uma aposentadoria especial, devido à exposição aos agentes nocivos”, alertou ele.

 

Fonte: FTM-RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize