RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

16.06.08   |   Geral

12º Encontro Mundial Do Setor Auto

Sindicatos metalúrgicos discutem responsabilidade global por conta da reestruturação no Setor Auto

São Paulo - Mais de 190 representantes de trabalhadores na indústria automotiva de 27 países participarão do 12º Encontro Mundial do Setor Auto, promovido pela Federação Internacional dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica (FITIM), no Hotel Caesar Park, em Guarulhos, entre os dias 16 e 18 de junho, com o objetivo de discutir as mudanças profundas que estão acontecendo pelo processo de reestruturação que acontece no setor auto em todo o mundo. É a primeira vez que o evento acontece no país. Ainda no dia 18, a CNM/CUT promove a versão nacional do encontro no mesmo local.

Agenda do evento está no site da CNMCUT

Entre os participantes do evento estão o ministro do Desenvolvimento Miguel Jorge, o presidente da CNM/CUT, Carlos Alberto Grana, além de Adauto Duarte do SINFAVEA / ANFAVEA e Paulo Roberto Rodrigues Butori, Presidente do Sindipeças. O ex-ministro da Previdência, Luiz Marinho, cancelou sua participação (que estava confirmada na agenda provisória), por problemas de saúde.

Além disso, os representantes dos trabalhadores metalúrgicos irão desenvolver respostas para o tema "Solidariedade e sustentabilidade de acordo com a reestruturação global no setor auto."

Falando sobre o evento, o secretário-geral da FITIM, o italiano radicado na Suécia, Marcello Malentacchi diz: "A influência dominante das empresas multinacionais na direção da globalização está crescendo. A influência destas companhias está englobando novos mercados e a produção local em países como Brasil, China, Índia, Rússia e a Europa Central."

"A influência das multinacionais têm andado de mãos dadas com as diferenças sociais entre ricos e pobres, o aumento do trabalho precário e uma maior insegurança dos trabalhadores", disse.

"O que está claro é que os trabalhadores do setor auto e os sindicatos que atuam nestes locais devem continuar demonstrando respostas para estes desafios de maneira nacional, regional e global", completou.

As discussões do 12º Encontro Mundial do Setor Auto da FITIM focam as atenções nos seguintes tópicos:

Práticas de emprego, trabalho precário e empregos de qualidade: os desafios dos sindicatos e respostas para o assunto;

Competitividade de trabalho em um mundo neoliberal: responsabilidade global dos sindicatos em prevenir que trabalhadores e comunidades lutem entre si por investimentos;

Garantir um ambiente mais limpo, bons empregos e trabalho seguro: desenvolvendo, fabricando e usando veículos de modo que proteja os trabalhadores e o Meio Ambiente.

Local: 12º Encontro Mundial do Setor Auto
Onde: Caesar Park and Business Hotel, Guarulhos-SP
Quando: 16 a 18 de junho de 2008

Nota aos editores: A FITIM representa os interesses de 25 milhões de trabalhadores metalúrgicos em mais de 100 países. A FITIM foi fundada em 1893 e seu escritório central fica em Genebra, na Suíça.

Para mais informações acesse: www.imfmetal.org

Para mais detalhes, entrevistas ou fotos:

Alex Ivanou, FITIM Communications Officer Celular: +41 79 540 1392, e-mail aivanou@imfmetal.org

Valter Bittencourt, Jornalista, CNM/CUT Celular: +55 11 7309 6353, e-mail imprensa@cnmcut.org.br

Valter Bittencourt - Jornalista
Assessoria de Comunicação - CNM/CUT
e-mail: imprensa@cnmcut.org.br
www.cnmcut.org.br
MTb: 48.562 - SP


Fonte: Valter Bittencourt - Jornalista

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize