RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

23.03.20   |   FTMRS

Sindicatos de metalúrgicos e patronais elaboram Convenção Coletiva de Trabalho Extraordinária frente à pandemia de COVID-19

Divulgação

http://www.ftmrs.org.br/images/202003231039580.jpg

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e os sindicatos filiados elaboraram junto com as entidades patronais, uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Extraordinária frente à pandemia de COVID-19. A vigência do documento é até o dia 30 de abril de 2020 e tem como objetivo preservar a saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras, garantir o emprego e assegurar ao máximo a remuneração salarial de todos.

A CCT Extraordinária visa proteger os trabalhadores frente aos riscos da pandemia, em diversos cenários, casos de isolamento, quarentena e ainda a interrupção total da produção das empresas.

O presidente da FTM-RS, Lírio Segalla, a preocupação em primeiro lugar é com a saúde dos trabalhadores e suas famílias, mas também com a remuneração. “Procuramos fechar essa CCT para proteger os trabalhadores e familiares de forma que o impacto financeiro seja o menor possível”, destaca ele.

Entre as medidas previstas estão: a licença remunerada (inferior a 30 dias); home office; férias coletivas (parciais ou totais); compensação de jornada e banco de horas e a redução de jornada com redução de salário. Sendo que a redução salarial, só deverá ser utilizada, depois de esgotadas as medidas anteriores.

De acordo com Lírio, o acordo também foi pensando nas médias e pequenas empresas. “Para que no final das medidas impostas pelas autoridades, essas empresas possam continuar exercendo suas atividades”, declara.

Desde o dia 18 de março, quando os casos se intensificaram no estado, as entidades de classe e patronais se reuniram para debater a situação e enfrentar esse período com os menores danos possíveis.

A FTM-RS recomenda que durante essa semana, os sindicatos procurem a empresa para efetivar a CCT Extraordinária com a suspensão total ou parcial toda a atividade industrial.

Fonte: FTM-RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize