RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

09.12.20   |   Geral

Moradores da Cruzeiro protestam após morte de mulher negra durante ação policial

Reprodução TV Record

http://www.ftmrs.org.br/images/202012091237380.jpg

Moradores da Vila Cruzeiro, na zona sul de Porto Alegre, saíram às ruas, na tarde desta terça-feira (8), em protesto contra a morte de Jane Beatriz Machado da Silva, mulher negra, mãe, avó e bisavó, servidora da Guarda Municipal de Porto Alegre, durante uma ação da Brigada Militar na comunidade. A reportagem é de Marco Weissheimer, do Sul21.

Segundo relato de moradores, Jane teria sido empurrada por policiais que tentavam entrar em sua residência, caindo de uma escada que dá acesso à casa e batido a cabeça no chão, o que teria causado a morte.

A Brigada Militar, por sua vez, afirmou que, segundo o relato dos policiais envolvidos, a mulher não sofreu nenhuma agressão e teria sido vítima de um “mal súbito”. A Brigada anunciou que as circunstâncias que cercam a morte da moradora serão apuradas.

Além de funcionária da Secretaria Municipal de Segurança, Jane Beatriz Machado da Silva também era Promotora Legal Popular da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, organização que trabalha no enfrentamento da discriminação contra mulheres.

A Themis divulgou nota lamentando a morte e lembrando que Jane era formada pela primeira turma de PLPs da Cruzeiro, ativista dos movimentos negro, feminista e dos direitos humanos. A organização convocou lideranças dos movimentos sociais para uma reunião virtual, ainda nesta terça-feira, para discutir o caso e as medidas a serem tomadas.

A morte de Jane, pessoa conhecida e querida na comunidade, causou comoção entre amigos e familiares. No início da tarde, moradores ergueram várias barricadas ao longo da avenida Tronco, carregando faixas e cartazes denunciando a violência policial, e colocaram fogo em um automóvel.

Os policiais envolvidos na ação foram retirados da comunidade e um destacamento do Pelotão de Choque da Brigada foi deslocado para a área ainda no início da tarde. Os moradores concordaram em liberar a passagem da avenida para um carro do Corpo dos Bombeiros apagar o fogo no automóvel incendiado, mas mantiveram os demais bloqueios.

Um pouco depois das 15h, o Pelotão de Choque da Brigada entrou em ação para dispersar os manifestantes que estavam bloqueando a avenida, usando bombas e balas de borracha. Os policiais militares chegaram a entrar por uma rua lateral para dentro da Cruzeiro atrás de alguns manifestantes, mas logo voltaram para a avenida Tronco.

Até a metade da tarde, não havia relato sobre pessoas feridas ou detidas nos protestos. Por volta das 16h, familiares e amigos de Jane foram para a frente do Postão da Cruzeiro.

As vereadoras negras recém-eleitas Laura Sito (PT), Karen Santos (PSOL) e Bruna Rodrigues (PCdoB), e o vereador Matheus Gomes (PSOL), além dos também vereadores eleitos Leonel Radde (PT) e Jonas Reis (PT) cobraram explicações da Brigada Militar e uma investigação independente sobre o ocorrido.

No Facebook, Jonas Reis afirmou: “o relato é que a polícia assassinou. Nosso mandato pede justiça para Jane e se soma ao povo que luta. Chega de mortes!”

Matheus Gomes acompanhou a mobilização da comunidade e publicou, em sua conta no Instagram, um vídeo que mostra um momento ação do Choque da Brigada Militar contra o protesto na Cruzeiro. “É preciso acompanhar de perto a investigação, é hora de acabar com a impunidade”, afirmou.

Na página de Jane no Facebook, amigos e familiares, comovidos, prestaram homenagens e cobraram explicações. Nesta quarta-feira, às 18h, haverá a manifestação “Justiça por Jane!”, na esquina da Rua Caixa Econômica com a Av. Cruzeiro do Sul.


Fonte: Sul 21

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize