RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

10.03.21   |   Coronavírus

Se o Brasil não tivesse perdido vacinas, mais pessoas já estariam imunizadas

CUT-RS

http://www.ftmrs.org.br/images/202103101625340.png

Na contramão do mundo, governo do Brasil rejeita vacinas

Cerca de 8,5 milhões de brasileiros já foram vacinados contra a covid-19 até esta segunda-feira (8). De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa, ao menos uma dose de vacina foi aplicada em 8.497.929 de pessoas, o que significa apenas 4,01% da população do país. Com um número tão irrisório na imunização, é impossível não se perguntar por que o Brasil não tem vacinas. Em qualquer pesquisa rápida nos sites de buscas, serão encontradas notícias referentes a negligência do governo federal na vacinação contra o covid-19.

Em fevereiro, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas afirmou que o Ministério da Saúde ignorou uma oferta, feita em julho do ano passado, para o fornecimento de 160 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac. Recentemente, no começo de março, foi publicado pelo jornal Folha de São Paulo, que governo federal rejeitou em 2020 uma proposta da farmacêutica Pfizer que previa 70 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até junho deste ano. A Pfizer fez a primeira oferta em 14 de agosto de 2020, e a proposta previa a entrega de 500 mil doses já em dezembro de 2020, e o restante dos 70 milhões até junho de 2021.

Somadas, são 230 milhões de doses da vacina que poderiam ter vindo para o povo brasileiro e isso não aconteceu por conta do descaso do governo federal, que desde o início da pandemia adotou uma postura negacionista, criticando a ciência e fazendo pouco caso dos números de doentes e de mortes, que está próximo dos 300 mil. Outro aspecto pertinente é a demora das entregas de vacinas, quando tem, e a morosidade na validação das imunizações.

O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB) afirmou em entrevista ao RBS Notícias de segunda-feira (8), que a vacinação é prioridade, porém é necessário que o governo federal agilize as entregas das vacinas para os estados e municípios. De acordo com Leite, há editais que mostram a compra de 400 milhões de doses e mais 200 milhões que estariam em fase de negociação. Portanto, vacina teria, falta agilidade do governo federal.

Diante deste cenário, cheio de questionamentos: por que não tem vacina? Por que o governo recusou vacinas? Por que a demora na entrega das doses? Por que o processo de validação não é mais ágil? Por isso, a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e os sindicatos filiados, acreditam que é necessário e urgente ampliar o número de vacinas. A entidade segue atuando fortemente na defesa dos metalúrgicos gaúchos exigindo vacinação para todos e de forma gratuita. Por isso, a FTM-RS buscará dialogar com as entidades patronais para juntos, pressionar o governo estadual e os prefeitos para comprarem as vacinas ou insumos para produzir as mesmas.

Fonte: FTM-RS com informações da RBS Notícias, Isto é e UOL Notícias

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize