RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

01.06.21   |   Assessoria Jurídica

Eu sou uma operária do Direito Coletivo, recorda Lídia Woida ao receber comenda da advocacia gaúcha da AGETRA

Rita Garrido

http://www.ftmrs.org.br/images/202106011045560.png

A noite de 21 de maio foi marcada pela emoção frente às homenagens realizadas pela Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas do Rio Grande do Sul (AGETRA-RS). Em evento que marcou o encerramento da gestão 2019/2021, os advogados Lídia Woida e Carlos Sessegolo receberam, respectivamente, a comenda da advocacia gaúcha e o título de sócio benemérito da entidade, como forma de valorizar a experiência dos advogados que são exemplo para toda a advocacia do Estado.

Na abertura da cerimônia, o presidente Álvaro Klein realizou um balanço da gestão e abordou a importância de uma entidade que atue e pense constantemente o Direito do Trabalho. O advogado recorreu à história, aos muitos acontecimentos que foram marcados pela atuação jurídica, e ao cenário contemporâneo que tem aprofundado os antagonismos de classe.

“Nós temos que fazer valer o direito do trabalho também como um direito social, porque as tragédias se somam a partir da nossa ausência e a partir do nosso silêncio. Nós estamos sendo vencidos pelas minorias ruidosas”.

Neste sentido, Klein destacou que a gestão 2019/2021 da AGETRA foi construída pela união de muitos advogados e advogadas comprometidos com os princípios da Justiça Social. “Realizamos uma gestão de (re)existência, existência e resistência”.

A noite seguiu com a entrega do título de sócio benemérito a Carlos Sessegolo, advogado trabalhista com trajetória marcante na defesa dos direitos das empresas. Na entrega, o presidente Álvaro Klein destacou a ética, a conduta e o respeito que Sessegolo sempre demonstrou ter pelos direitos trabalhistas e pela justiça social, postura que sempre o aproximou da convivência junto aos colegas da AGETRA.

Comenda da advocacia gaúcha para Lídia Woida
A segunda homenagem da noite foi a entrega da comenda da advocacia gaúcha conferida à advogada Lídia Woida, sócia fundadora do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados. Com mais de 40 anos de atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores, a sua trajetória é marcada, principalmente, pelo trabalho junto ao movimento sindical metalúrgico do Estado, fato lembrado pelo presidente da AGETRA no ato da homenagem.

“Tenho hoje a Lídia Woida, o Manoel Skrebsky e o Lauro Magnago na conta dos amigos mais caros. Mas a Lídia, assim como eu, veio lá do Alto Uruguai estudar direito em Porto Alegre, e encarou uma bronca que foi ser a primeira advogada mulher do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, onde atua até hoje”.

Klein também lembrou que o escritório da Dra. Lídia sempre esteve de portas abertas aos advogados e advogadas que buscavam orientações para o trabalho junto aos sindicatos e à classe trabalhadora, sendo assim um exemplo para a atuação trabalhista no Estado.

“Foi pelo exemplo da Lídia que eu ingressei, e muitos outros ingressaram no exercício da advocacia trabalhista e do direito coletivo do trabalho. Lídia, tu és uma orientadora, uma guia, um modelo”.

Em uma fala emocionada, a advogada agradeceu a entrega da comenda dando destaque também à homenagem feita ao advogado Carlos Sessegolo, que reforça o fato da Justiça do Trabalho ser um local de convívio saudável, carinhoso e respeitoso.

“Estou muito emocionada com essa homenagem, e estendo a todos que militam na Justiça do Trabalho e fazem do direito do trabalho seu instrumento de enfrentamento das injustiças decorrentes da exploração capitalista”.

Mesmo afastada da lida judiciária diária, Lídia lembrou que a AGETRA tem uma importância única em sua trajetória, pois foi o espaço que proporcionou o convívio com colegas que indicaram caminhos e a direcionaram nos meandros da profissão. Nas recordações trazidas, menção aos companheiros/as Luiz Eron Araújo, Silvio Andreotti, Olga Cavalheiro, Reginaldo Felter, Elida Costa e Carlos Araújo.

“O Carlos Araújo foi especial. Foi meu companheiro político e meu padrinho profissional. Ele me levou a trabalhar com os metalúrgicos. Ainda recém-formada, juntamente com a colega Gisa Nara Machado da Silva, fomos assessorar uma incipiente oposição metalúrgica em Canoas, cujo presidente que foi eleito é o senador Paulo Paim”.

Com atuação centrada à categoria metalúrgica, quase que exclusivamente com o Direito Coletivo, a advogada destacou que o trabalho junto às negociações é uma forma de aproximação dos trabalhadores, uma luta diária que se faz paralela à Justiça do Trabalho.

“Eu faço isso com o maior prazer, e penso que sou feliz, porque consegui unir a militância à profissão. Meu trabalho me aproxima das dificuldades diárias dos trabalhadores, a quem eu assisto e dedico toda a força do meu labor”.

Ao fim da homenagem, Lídia reforçou orgulho de pertencer à AGETRA.

“Me sinto em casa na companhia de vocês. Obrigada pela homenagem. A comenda da AGETRA é da alma, então ela vai ter muito destaque na minha vida porque ela faz relação com a minha dedicação, minha opção pelo direito do trabalho e pelo dia a dia que eu desemprenho”.

Eleições ocorrem nesta terça-feira, 1º de junho
Com o término da gestão 2019/2021, a associação realiza o pleito para escolha da nova Direção Executiva e do Conselho nesta terça-feira, 1º de junho. Por conta da pandemia da COVID-19, o processo eleitoral será realizado por meio do aplicativo Zoom e os associados/as irão receber o link de acesso para que participem da votação.

Fernanda Livi, advogada sócia do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, compõem a chapa concorrente, que é encabeçada pelos advogados Felipe Espíndola Carmona e Luciana Alves Dombkowistch.

Confira abaixo a íntegra da nominata:
1. Presidente: Felipe Espíndola Carmona- OAB/RS 60.434
2. Vice-Presidente: Luciana Alves Dombkowistch OAB/RS 46.219
3. Primeiro Secretária: Caroline Ferreira Anversa OAB/RS 66.338
4. Segundo Secretária: Livia Mendes Neckel OAB/RS 97.582
5. Primeiro Tesoureiro: Ramiro Crochemore Castro OAB/RS103.819
6. Segundo Tesoureiro: Ricardo Pretto OAB/RS 75.370
7. Diretor Social: João Antônio Ritzel Remedios- OAB/RS 50.621
8. Diretora de Cultura: Maristela Sant’anna OAB/RS 21.050
9. Diretora de Eventos: Fernanda de Oliveira Livi OAB/RS68.650
10. Diretora do Interior: Jaqueline Signorini OAB/RS 51.781
11. Diretor de Valorização Profissional: Saulo Nascimento OAB/RS 72.958
12. Representação Titular Perante a ABRAT: Denis Einloft OAB/RS 62.310
13. Suplente ABRAT: Mariana Dutra e Silva OAB/RS 79.593
14. Conselheiro Fiscal: Adriane Silveira OAB/RS 34.436
15. Conselheiro Fiscal: Arthur da Silva Heis OAB/RS 82.200
16. Conselheiro Fiscal: Joyce Muniz Couto OAB/RS 30.751

Representação Junto a OAB: Ivan Lazzarotto OAB/RS 24.874

Representantes/Conselho das Salas da OAB:
Mayara Rodrigues de Almeida OAB/RS 108.494
Renata Oliveira Cerutti OAB/RS 86.603
Paulo Pureza Cordeiro OAB/RS 79.834
Thiago Rocha Moysés OAB/RS 69.821

Conselho Consultivo:
1. Alvaro Klein – OAB/RS 68.531
2. José Luiz dos Reis Lopes- OAB/RS 106.994
3. Anderson Oliveira Fortes- OAB/RS 71.959
4. Rita de Cássia Malmann- OAB/RS 74.328
5. Samuel Chapper- OAB/RS 19.017
6. Karina Bianchessi Nardin- OAB/RS 60.974
7. Joelto Frasson- OAB/RS 54.497
8. Paulo Bender Leal- OAB/RS 21.221
9. Maisa Ramos Aran- OAB/RS 39.316
10. Bruna Marcondes- OAB/RS 104.569
11. Pietra Gomes- OAB/RS 81.085
12. Rafael Lemes- OAB/RS 83.706
13. Luciane Toss- OAB/RS 37.090
14. Delcio Caye OAB/RS 22.511

Fonte: Rita Garrido (WMSC & Advogados Associados)

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize