RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

28.02.09   |   Crise Financeira Internacional

Crise Amplia Desemprego Na Região Metropolitana

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) não resistiu à crise e registrou em janeiro a primeira alta depois do recuo por sete meses consecutivos. O índice ficou em 10%, ante 9,8% de dezembro. A coordenação da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Grande Porto Alegre apontou nesta quinta-feira a redução mais forte de vagas na indústria como responsável pelo reaquecimento na taxa, que remete diretamente à crise. O setor cortou 12 mil postos. Os especialistas preveniram, porém, que parte do reaquecimento da desocupação deve ser debitada à tradicional elevação do indicador nos primeiros meses do ano.

A coordenação da PED evitou dimensionar o estrago da desaceleração na economia para o mercado de trabalho daqui para frente. Segundo o coordenador da pesquisa pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), Roberto da Silva Wiltgen, o mês de fevereiro deverá ser decisivo para avaliar a tendência, com possibilidade de impacto da retração da indústria nos demais segmentos, como comércio e serviços. Wiltgen lembrou que, no confronto com janeiro de 2008, quando a desocupação ficou em 11,2%, o indicador recente caiu 10,7%.

O comércio liderou a geração de vagas no mês passado, com 4 mil novos postos. Serviços e construção civil ficaram estáveis. Já serviços domésticos também geraram mais vagas, com ampliação de 3 mil contratações. A ocupação caiu 0,2%, rivalizando com a alta do desemprego, que subiu no mesmo nível. A queda na oferta só não foi maior, pois a População Economicamente Ativa (PEA), que somou 1,99 milhão em janeiro, não teve novas adesões. A PED indicou que existiam 200 mil desempregados no mês passado, 4 mil acima de dezembro, e 1,79 milhão de pessoas com trabalho.

O economista Eduardo Schneider, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), atribui maior perda na indústria à queda nas exportações, verificada em alguns segmentos desde dezembro. O possível impacto em serviços e comércio deverá ocorrer pelo efeito dominó.

Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas no País, Porto Alegre ficou com a quinta menor taxa de desemprego. Com exceção de Salvador, que teve redução do indicador, de 19,8% para 19,4% - a maior entre as áreas levantadas, as demais tiveram elevação da desocupação. Recife aponta 18,3%, Distrito Federal, 15,7%, São Paulo, 12,5%, e Belo Horizonte, 8,8%. A taxa média das seis regiões ficou em 13,1%, acima dos 12,7% de dezembro. Na comparação com janeiro de 2008, o desemprego mostra recuo de 7,7%.





Fonte: Patrícia Comunello - JC

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize