RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

12.09.22   |   Indústria

Educação protagoniza debates da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo durante o mês de agosto

Rafael Moreira/SCOM

http://www.ftmrs.org.br/images/202209121358310.jpg

Duas reuniões mobilizaram o Grupo de Trabalho (GT) de Educação ao longo do último mês. Entre os assuntos debatidos, figuraram a análise do contexto educacional nos diferentes níveis de escolaridade e as iniciativas de inovação e tecnologia na mesma área. Ambos os encontros aconteceram no Centro das Indústrias de São Leopoldo, nos dias três e 24 de agosto. Além das entidades que integram a Câmara Temática, representantes das instituições de ensino municipais e estaduais estiveram presentes, com o intuito de avaliar as potencialidades e desafios da Educação.

Análise diagnóstica sobre o setor educacional

Clóvis Antônio Kronbauer, docente da Unisinos, apresentou um diagnóstico sobre o panorama educacional nos níveis fundamental, médio e técnico oferecidos no município e região. Além disso, estabeleceu um comparativo com a pesquisa inicial realizada pela iniciativa, junto às empresas locais, acerca da disponibilidade de oportunidades de trabalho e das dificuldades que envolvem o preenchimento de vagas que exijam qualificação.

Uma das alternativas observadas aponta para a proximidade entre os cursos e as oportunidades – a fim de favorecer o contato dos alunos com as empresas e respectivos departamentos de recursos humanos, através de visitas, feiras ou encontros específicos, que otimizem os processos de contratação.

A discussão delimitou ainda o desafio para ampliar o número de alunos inseridos nas empresas após o término dos cursos, bem como suas metodologias de ensino e a possível criação de um portal que possa conectar os estudantes às empresas. “O objetivo do diagnóstico é criar esse ambiente de aproximação para potencializar o desenvolvimento educacional e profissionalizante, que possa suprir a carência das empresas e ofertar oportunidades para aqueles que estão terminando seus cursos”, destacou Kronbauer.

Projeto local de incentivo à educação

Renata Arteiras, professora e assessora de Assuntos Intersetoriais da Secretaria Municipal de Educação (SMED), compareceu à reunião do último dia 24. Na ocasião, expôs uma apresentação sobre a décima edição da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências – MOTIC que compreende a participação de estudantes e professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, entre os dias 13 e 16 de setembro, no Ginásio Municipal Celso Morbach.

Sobre a Câmara Temática da Indústria

Instituída por meio do decreto nº 10.017 da Prefeitura de São Leopoldo em dezembro de 2021, a iniciativa visa recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. Além da Prefeitura, a Câmara Temática da Indústria é composta pela Câmara de Vereadores, 13 sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região, ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, além de outros atores que participam de forma eventual.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize