RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

26.01.23   |   CNM/CUT

CNM/CUT debate conjuntura política e preparativos para 11º Congresso da categoria

Reprodução

http://www.ftmrs.org.br/images/202301260710180.jpg

Na manhã desta terça-feira (24), o Conselho Diretivo da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) realizou reunião ampliada para debater a conjuntura política nacional e os preparativos para o 11º Congresso dos Metalúrgicos e Metalúrgicas da CUT, a ser realizado entre 9 e 11 de maio, em Guarulhos, São Paulo. A reunião foi realizada por meio da plataforma virtual Zoom.

Para o debate sobre a conjuntura política nacional, foi convidado o professor doutor em Ciência Política da USP, Rogério Arantes, que trouxe o tema: “Caminhos da política brasileira e o futuro da democracia”. Em sua explanação, Arantes descreveu o caminho da política nacional desde os atos de junho de 2013, passando pelo golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a ascensão de Jair Bolsonaro ao poder, e a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.

O professor de Ciência Política reforçou a importância de entidades do tamanho da CNM/CUT nas discussões sobre os rumos da política nacional. E que, além da defesa dos direitos do trabalhador, é necessário sempre marcar posição em defesa da democracia, para evitar incursões autoritárias como foram vistas no governo Bolsonaro e no ataque terrorista aos três poderes no último 8 de janeiro.

“Outro ponto importante é participar ativamente da internacionalização dos trabalhadores em defesa da democracia, além do combate às fake news”, disse Arantes. “Hoje, a extrema direita se internacionalizou e desenvolveu esquemas de poder dentro dos países para subverter a lógica democrática, é preciso estar preparado para combater isso”, acrescentou.

Ainda sobre a conjuntura nacional, no encerramento da reunião, o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, o Paulão, relembrou a emergência humanitária no Território Yanomami, que, segundo o Ministério dos Povos Indígenas, teve pelo menos 570 mortes de crianças por fome, desnutrição e contaminação por mercúrio no ano passado. “É papel também do movimento sindical estar atento a esse tipo de situações e denunciar quando observar”, disse o dirigente.

11º Congresso

Os dirigentes aprovaram os documentos relativos à realização do 11º Congresso dos Metalúrgicos e Metalúrgicas da CUT, como o regimento interno e o caderno base. Foi apresentado também a identidade visual do evento. O 11º Congresso será realizado nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Guarulhos/SP.

“Vamos realizar de 1º de fevereiro até 29 de março, em todos os sindicatos, as assembleias para escolha de delegados e delegadas ao Congresso para que em maio a gente possa elaborar a partir do texto base as resoluções para trabalhar a reconstrução do país com políticas sociais e distribuição de renda, uma indústria forte e atualizada tecnologicamente, com sustentabilidade e trabalho decente”, explicou o secretário-geral da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira.

Fonte: CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize