Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fwww.ftmrs.org.br%2Fnoticia-6075-metalurgicos-cutrs-realizam-plenaria-mobilizacao-para-intensificar-campanha-salarial&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Metalúrgicos da CUT-RS realizam plenária de mobilização para intensificar a campanha salarial - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

05.05.23   |   Campanha salarial

Metalúrgicos da CUT-RS realizam plenária de mobilização para intensificar a campanha salarial

Reprodução

http://www.ftmrs.org.br/images/202305050959370.jpg

Mais de 100 dirigentes dos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) se reuniram numa grande plenária virtual, realizada na noite de ontem (4), às 19h. A mobilização e luta por aumento real e em defesa dos direitos foi o principal assunto debatido. E nesta sexta-feira (5), os sindicatos filiados, com data-base em 1º de maio, realizam um dia de mobilização para pressionar os patrões e avançar nas mesas de negociações da campanha salarial 2023/2024.

O presidente da FTM-RS, Lírio Segalla relatou as dificuldades e o andamento das mesas de negociações de Metalurgia, Máquinas Agrícolas e Reparação de Veículos. “Às vezes, iniciamos a campanha com muita expectativa. E precisamos lembrar que um bom resultado para a categoria, depende da nossa mobilização”, enfatizou ao destacar que o objetivo é fechar a negociação ainda em maio.

“Na mesa de negociação, os patrões apresentaram propostas de suprimir direitos históricos da categoria, como acabar com o quinquênio, a quitação anual do contrato de trabalho e restringir que aos sindicatos entrem com ações coletivas na justiça, que busquem reparar direitos históricos”, informou.

Os dirigentes contaram como está a mobilização com os trabalhadores, nas fábricas. Todos pontuaram que é importante intensificar a luta e valorizar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Por isso, vamos todos para as portas de fábricas, mobilizar os trabalhadores para garantir um aumento real é impedir que os patrões retirem nossos direitos”, afirmou Lírio.

A pauta de reivindicações deste ano é composta pela reposição da inflação de acordo com o percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período (de maio de 2022 até abril de 2023), acrescido de 3% de aumento real. Questões referentes ao vale-alimentação, homologação das rescisões nos sindicatos, representação dos terceirizados e temporários pelas Convenções Coletivas da categoria, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e garantia de acesso dos dirigentes aos locais de trabalho são outros pontos da pauta de reivindicação.  

 

Fonte: FTM-RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize