RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

16.04.12   |   FTMRS 2012

Metalúrgicos CUTistas do Rio Grande do Sul denunciam práticas anti-sindicais

http://www.ftmrs.org.br/images/noticias_img_1423.jpg

Os metalúrgicos cutistas do Rio Grande do Sul constataram, na retomada programa anual de formação sindical em 2012, que as empresas metalúrgicas estudadas convivem com comportamentos anti-sindicais nas chamadas práticas de gestão participativa e de integração dos trabalhadores. O tema foi abordado nos dias 12 e 13 de abril, na Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS.

O primeiro módulo analisou o modelo de produção flexível. De acordo com os trabalhadores, os dirigentes sindicais são afastados ou colocados na “geladeira”, sofrem punições com advertências injustificáveis, são impedidos de participar de treinamentos internos e, muitas vezes, são prejudicados em suas carreiras profissionais. Os empresários utilizam inclusive artimanhas de cooptação dos dirigentes e até de “compra da estabilidade”.

Um dos participantes, trabalhador de uma empresa multinacional que se diz bastante inovadora em sua gestão, relatou que nos últimos dois anos já foi remanejado do seu setor mais de cinco vezes. “Eles querem que eu não estabeleça nenhum vínculo com os trabalhadores, mas o tiro acaba saindo pela culatra”, argumenta.

A pressão sobre os representantes dos trabalhadores é tão intensa que provoca adoecimentos mentais. Os metalúrgicos chegaram à conclusão que os próprios sindicatos ainda não estão devidamente preparados para combater essa situação. “Existe certa acomodação em relação aos procedimentos judiciais”, afirmou um dirigente da região do Vale dos Sinos.

Outro metalúrgico relatou que em seu sindicato existem vários dirigentes aguardando resultados de ações judiciais para serem reintegrados. Afastados do local de trabalho, eles ficam sem remuneração, desprotegidos e com a autoestima rebaixada. Na opinião dos participantes do curso de formação, os sindicatos do ramo metalúrgico da CUT devem elaborar ações mais enérgicas e agir conjuntamente para coibir a falta de democracia no local de trabalho.

O curso de formação terá 160 horas distribuídas em nove encontros em 2012.


Fonte: Dirigentes do curso de Formação Sindical FTMRS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize