RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

30.01.13   |   Sindicatos 2013

Direitos Humanos recebe denúncia de desrespeito às mulheres grávidas

http://www.ftmrs.org.br/images/noticias_img_1694.jpg

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz promoveu na manhã da quarta-feira, 23 de janeiro, um ato público em frente à Metalúrgica Altero para denunciar e protestar contra o tratamento  dispensado às trabalhadoras que engravidaram e atualmente não encontram apoio nenhum por parte da empresa e suas chefias. Pelo contrário, encontram desprezo e perseguição. A denúncia se baseia em casos passados e em dois novos casos que foram apresentados durante o ato público.

Segundo o presidente do sindicato, Mauri Schorn, a empresa contrata muitas mulheres para a produção e tem um histórico de problemas relacionados às grávidas. “Estamos denunciando publicamente e junto a órgãos de fiscalização e dos direitos humanos esta postura empresarial de preconceito e discriminação contra as mulheres grávidas. Tenho certeza de que estas instituições serão sensíveis ao nosso apelo e vão nos ajudar a combater esta e outras empresas que não respeitam o direito à maternidade de nossas companheiras. ”, reivindicou.

DIREITOS HUMANOS

Na tarde da segunda-feira, 28 de janeiro, o Sindicato teve audiência na Comissão deputado Edegar Pretto (PT), membro titular da CCDH formalizou a denúncia naquela comissão permanente.

Em nome de todas as mulheres, especialmente as companheiras aqui da Altero, o Sindicato reivindica mais respeito, consideração e atenção por parte da empresa e suas chefias, que devem criar condições para que as futuras mães tenham toda a assistência e apoios possíveis de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alergs), ocasião em que apresentou as denúncias envolvendo a Metalúrgica Altero e a forma de tratamento que esta empresa dispensa às empregadas, especialmente as grávidas.

O presidente e o tesoureiro do sindicato, Mauri Schorn e Anilton Pereira, denunciaram ainda o  descumprimento por parte da empresa de normas trabalhistas e exposição das trabalhadoras em ambiente insalubre. Posteriormente, o A formalização da denúncia na Alergs permite a intervenção da Comissão para investigar o caso.

“Hoje recebi na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa o presidente do
Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga, Mauri Schorn e o tesoureiro Anilton Pereira, para formalizarmos
denúncia de descumprimento de normas trabalhistas e desrespeito de direitos de trabalhadoras grávidas na Metalúrgica Altero, de Sapiranga. Vamos monitorar este caso e apurar as denúncias. Não podemos admitir que mulheres grávidas sejam vítimas de perseguição ou qualquer tipo de tratamento que caracterize discriminação”, disse o deputado

 


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize