RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

30.03.15   |   FTMRS 2015

CUT, Federações e Sindicatos do RS investem na formação sindical do macrosetor da indústria

http://www.ftmrs.org.br/images/201503301833470.jpg

Depois de três meses de debates em torno de um projeto de formação sindical articulado entre os ramos da indústria que compõem a CUT RS, nos dias 25 a 27 de março, aconteceu o primeiro encontro de formação, tendo como eixo principal “os projetos para o Brasil em disputa”.

Durante três dias, 58 dirigentes sindicais de 26 sindicatos dos setores da alimentação, calçado, metalúrgico e químico debateram certos aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil, o contexto internacional e os projetos em disputa no campo. Além da quantidade de entidades sindicais envolvidas, o curso contou com uma elevada representação de mulheres e de jovens. A expressiva maioria dos dirigentes sindicais envolvidos são lideranças de chão de fábrica que estão tendo a oportunidade de participar pela primeira vez de uma formação sindical com essa envergadura.


Paulo Cayres, - Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos - em sua mensagem de abertura do curso destacou que a formação sindical é a “porta de entrada para e a saída para o movimento sindical”. De fato, a formação pode desempenhar um extraordinário papel de atualização da nova geração de dirigentes sindicais CUTistas. Para isso, é preciso desenvolver debates que fortaleçam os fundamentos políticos, que organize o pensamento das lideranças em torno de uma concepção de mundo e sindical condizente com os atuais desafios e que estimule o exercício de práticas sindicais mais eficazes, seja na conquista de direitos e seja disputa de hegemonia.

O programa de formação política e sindical, promovido pela Federação Democrática dos Sapateiros, Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Federação dos Trabalhadores da Alimentação, SINDIPOLO e SINDICONSTRUPOLO com o apoio da CUT RS, terá mais quatro encontros no decorrer de 2015. O próximo encontro ocorrerá nos dias 27 a 29 de maio e terá como eixo a “industrialização do Brasil e do RS e as propostas dos trabalhadores”.

Fonte: João Marcelo dos Santos/Assessoria da Direção da CUT RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize