Metalúrgicos da Grande Porto Alegre aprovam por unanimidade reajuste salarial acima da inflação

STIMEPA
Metalúrgicos da Grande Porto Alegre aprovam por unanimidade reajuste salarial acima da inflação

Os trabalhadores metalúrgicos da Grande Porto Alegre aprovaram por unanimidade, em assembleia geral realizada na noite desta quinta-feira (16), a proposta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da campanha salarial 2026/2027. Na mesma assembleia, também foram  aprovadas  deliberações importantes da categoria.

A assembleia foi conduzida pelo Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Diego Cardoso, que apresentou aos trabalhadores o resultado das negociações e os encaminhamentos da campanha salarial.

Lírio Segalla, presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS), esteve presente e abordou como foram as rodadas de negociação e destacou o papel fundamental do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre. Segundo ele, se não fossem as mobilizações realizadas pela categoria da região,a negociação ainda estaria travada.

A proposta aprovada garante reajuste salarial de 4,50% a partir de 1º de maio de 2026, com incidência sobre os salários de maio e teto de aplicação de R$ 9.563,40. A partir de 1º de julho de 2026, o índice passa para 5,20%, com teto de R$ 9.627,20. As diferenças salariais referentes aos meses de maio e junho, bem como o reajuste do salário normativo, serão pagas na folha de julho.

Os valores referentes ao piso normativo, teto salarial, auxílio formação profissional, programa de incentivo ao estudo, auxilio funeral e auxílio creche, também foram reajustados. Confira abaixo os novos valores:

Reprodução

Além da aprovação da Convenção Coletiva, os trabalhadores ratificaram, também por unanimidade, a decisão da direção do Sindicato de dar continuidade à construção do ginásio da Escola Mesquita, reafirmando o compromisso da entidade com investimentos em educação, formação e infraestrutura para a categoria.

Também foram aprovados o calendário para o período de oposição e o valor da taxa negocial previsto na Convenção Coletiva. O calendário de oposição se dará de 17 a 28 de agosto deste ano, das 8h às 18h na sede e subsede do Sindicato.

Além da votação da CCT da Metalurgia, os presentes deliberaram pela continuação das negociações referentes ao ramo de reparação de veículos pela FTM-RS.

Todas as propostas submetidas à votação receberam aprovação unânime dos trabalhadores presentes, demonstrando a confiança da categoria no processo de negociação conduzido pelo Sindicato.

Uma campanha construída com mobilização

A conquista é resultado de uma intensa campanha salarial iniciada em 11 de março, quando a categoria definiu a pauta de reivindicações, colocando como prioridade deste ano a luta pela redução da jornada sem redução salarial, o fim da escala 6×1, além de um reajuste com aumento real. Desde então, o Sindicato realizou dezenas de assembleias nas empresas da base, mobilizações pelo fim da escala 6×1, marchas, reuniões com o sindicato patronal e ações permanentes de pressão durante todo o processo de negociação.

Retrospectiva da Campanha Salarial 2026

11 de março – Assembleia de abertura da Campanha Salarial 2026 e definição da pauta de reivindicações.

20 de março – Dia de mobilização pelo fim da escala 6×1, com instalação de faixas nas principais rodovias da região.

26 de março – Participação na Plenária Estadual para definição das lutas da Campanha Salarial Unificada.

15 de abril – Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília pela redução da jornada de trabalho e pelo fim da escala 6×1. No mesmo dia, realização de assembleia na GKN.

16 de abril – Assembleia na Viemar.

28 de abril – Assembleia na Hidro Jet.

6 de maio – Assembleia na Saf-Holland.

12 de maio – Assembleia na Ciber.

14 de maio – Primeira rodada de negociação com o sindicato patronal.

15 de maio – Marcha em Porto Alegre pelo fim da escala 6×1 e realização de assembleia na Via Aroma.

20 de maio – Mobilização em Brasília para pressionar deputados pela aprovação da proposta que põe fim à escala 6×1. No mesmo dia, assembleia na Viemar.

22 de maio – Assembleia na TK Elevator (TKE).

27 de maio – Nova mobilização em Brasília para acompanhar a votação da proposta pelo fim da escala 6×1, aprovada na Câmara dos Deputados.

28 de maio – Assembleia na S&P Brasil.

29 de maio – Vigília em Porto Alegre pelo fim da escala 6×1.

2 de junho – Assembleia na Weco.

3 de junho – Sindicato patronal apresenta proposta de reajuste limitada ao INPC e com pagamento parcelado para os trabalhadores metalúrgicos.

9 de junho – A FIERGS divulga carta em defesa do modelo de trabalho 7×0.

16 de junho – Assembleia na GKN.

18 de junho – Assembleia na Nexteer.

23 de junho – Assembleia na BerlinerLuft.

29 de junho – Assembleia na Ball.

30 de junho – Marcha em Porto Alegre pelo fim da escala 6×1.

16 de julho – Assembleia Geral dos Metalúrgicos para apresentação e deliberação sobre a proposta de acordo coletivo.


Fonte: STIMEPA

Pesquisar

FTMRS