Metalúrgicos participaram do Dia Nacional de Mobilização e Luta

Metalúrgicos participaram do Dia Nacional de Mobilização e Luta

No dia 6 de Julho, a região do Vale dos Sinos iniciou o dia Nacional de luta, na cidade de Novo Hamburgo,  na Metalúrgica Daniel, onde os trabalhadores permaneceram de braços cruzados atentos aos relatos sobre o fim do fator previdenciário, fim das terceirizações e precarização do trabalho, a tão sonhada jornada de 40 horas semanais entre outras. 

Apesar do frio de 1°C a companheirada ficou firme do lado de fora da metalúrgica até por que entre outras lutas também estava em pauta o dissídio da categoria.
 
Após um atraso uma hora e meia, os sindicatos das mais diversas categorias da região do vale dos sinos que estiveram na manifestação respondendo ao chamado da CUT do Vale, o secretário geral da CUT Nacional, Quintino Severo, a  secretária das Mulheres Trabalhadoras da CUT Nacional, Rosane Silva, os representantes da CNM/CUT , as federações dos Metalúrgicos, Sapateiros, Bancários do estado, se deslocaram para Porto Alegre onde engrossaram  a classe trabalhadora para o manifesto na Capital.
 

CUT entregou reivindicações no Ministério do Trabalho e da Fazenda do RSEm Porto Alegre, cerca de mil trabalhadores participaram da caminhada, que saiu do Parque da Harmonia, por volta das 10h, e seguiu até o Ministério da Fazenda, passando pelo Ministério do Trabalho.

Três grandes temas (educação, reforma agrária e política de alimentos) formavam a pauta de reivindicações, além da agenda do trabalho decente. O objetivo Dia Nacional de Mobilização e Luta é construir os laços de solidariedade entre as diversas categorias que estão em plena campanha salarial com aquelas que já concluíram ou nesse processo.

Diálogo com o governoEm frente ao prédio do MTE, os trabalhadores foram recebidos pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira. A entidade entregou um documento com a pauta nacional e estadual dos trabalhadores para o superintendente.

O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, manifestou a preocupação da CUT-RS com o sucateamento e a precarização dos serviços do órgão no Estado, como o fechamento de unidades regionais por falta de servidores. 

Heron elogiou a manifestação dos sindicalistas e assumiu o compromisso de discutir as demandas dos trabalhadores. “Essa mobilização foi um dos momentos mais bonitos desde que assumi o MTE, pois toda e qualquer manifestação dos trabalhadores precisa do ministério, por isso, é necessário lutar para fortalecer esse órgão”, declarou Oliveira. 

Para a presidente do CPERS/Sindicato, Rejane Oliveira, foi muito importante entregar a pauta dos trabalhadores no Ministério do Trabalho: “Nossas demandas estão explicadas neste documento para que possam ser atendidas. Hoje é um dia de unidade, mas principalmente, de reivindicações.”

Após, os sindicalistas entregaram o documento para secretário adjunto da Fazenda do RS, André Paiva. “Vamos analisar com cuidado as demandas dos trabalhadores, pois temos respeito pelo diálogo com todas as categorias”, disse o secretário.

 


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e CUT/RS

Pesquisar

FTMRS