Protesto marca feriado dos Metalúrgicos de Erechim
Na última terça-feira, véspera do feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalhador – cerca de 150 trabalhadores participaram de um protesto em frente à empresa Triel – HT, no Distrito Industrial. O evento contou com a participação dos Sindicatos dos Metalúrgicos e da Alimentação de Erechim; dos Sindicatos dos Metalúrgicos e de Máquinas Agrícolas de Passo Fundo, e do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem.
A movimentação iniciou às 6h30min da manhã quando os sindicalistas distribuíram panfletos convidando os trabalhadores para a ação. Ao meio-dia foi servido um almoço e entregues pratos com a logo da campanha “Refeitório Já”. O ato simbólico teve como objetivo pressionar as empresas que ainda não dispõe de refeitório. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim, Fábio Adamczuk, espera que com esta iniciativa as empresas cedam à solicitação da categoria, “pois não é justo que os trabalhadores fiquem até duas horas diárias dentro de um ônibus, para ir e vir de casa e tenham aproximadamente 20 minutos para almoçar. Nosso pedido é por uma alimentação de qualidade e em condições dignas”, enfatizou.
Durante o almoço também foram debatidos com os trabalhadores quatro temas importantes, como: o 28 de abril - Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidentes de Trabalho; a implantação de um refeitório do trabalhador no Distrito Industrial, que atenda as necessidades dos trabalhadores das pequenas empresas; a campanha salarial e a importância do 1º de maio. Outro tema presente da pauta de reivindicações é o comprometimento das empresas que já possuem refeitório próprio, para que adquiram os alimentos dos pequenos agricultores da região, como garantia de uma alimentação mais saudável, de qualidade e que estimula o desenvolvimento da região do Alto Uruguai.