CUT
- 08/05/2025
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) manifesta veemente repúdio a mais uma decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros (Selic), desta vez para 14,75%, em clara contradição com as necessidades urgentes de reconstrução econômica e social do país. Enquanto o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avança na redução da inflação, no fortalecimento do real, na geração de empregos e na aprovação de reformas estruturais, o Banco Central insiste em uma política monetária asfixiante, privilegiando interesses financeiros em detrimento do desenvolvimento nacional e dos interesses do povo brasileiro.
Indústria
- 08/05/2025
A indústria brasileira cresceu 1,2% na passagem de fevereiro para março. O resultado rompe um período de cinco meses seguidos em que o setor acumulava perdas ou variação positiva muito perto de zero, o que é considerado estabilidade. É também a maior expansão desde junho de 2024, quando o crescimento ficou em 4,3%.
Redução da Jornada de Trabalho
- 07/05/2025
A legislação atual estabelece que a duração da jornada de trabalho não deve ser superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais, mas prevê a possibilidade de compensação de horários ou redução da jornada, desde que acordado em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Há uma exceção prevista no Art. 59, que permite, mediante acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, a adoção de uma jornada de 12 horas, seguidas por 36 horas ininterruptas de descanso, desde que observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.
Geral
- 06/05/2025
O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud ou UNDP, na sigla em inglês) divulgou, nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro, a edição deste ano do relatório de Desenvolvimento Humano. O documento atualiza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 193 países, com base em informações de 2023, sobre indicadores de expectativa de vida, escolaridade e Produto Interno Bruto (PIB) per capita - por indivíduo.
Economia
- 06/05/2025
O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão ligado ao Banco Central (BC) se reúne nesta terça (6) e quarta-feira (7), para definir a taxa de juros do país. A previsão, segundo analistas economistas, é que ela suba meio ponto percentual, dos atuais 14,25% para 14,75% ao ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (5), pesquisa divulgada semanalmente pelo BC sobre os principais indicadores econômicos. O Copom se reúne a cada 45 dias.
Internacional
- 05/05/2025
Lideranças do mundo do trabalho e da academia reunidos nesta sexta-feira (2) debateram a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina. O II Seminário Internacional sucedeu o grande ato realizado em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, com a presença de representantes de países do Cone Sul. Uma das frentes da conferência é a necessidade de uma agenda conjunta.
Sindicatos
- 05/05/2025
Após intensa mobilização e um dia de greve, as trabalhadoras e os trabalhadores da Metasa, unidade de Charqueadas, aprovaram uma pauta de reivindicações na tarde da quarta-feira (30), durante a assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Charqueadas.
Trabalhador
- 02/05/2025
No Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira, 1º de maio, a CUT-RS deu o tom da mobilização em Porto Alegre com um ato político-cultural que reuniu cerca de 3 mil pessoas na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia. O evento, promovido em parceria com outras centrais sindicais, resgatou o verdadeiro sentido da data: luta por direitos, valorização do trabalho e resistência frente às desigualdades.
Geral
- 30/04/2025
Foi no fim do século 19 que trabalhadores e trabalhadoras que viviam uma realidade desgastante e desesperadora com o custo de vida alto e salários baixos se mobilizaram por mudança. Naquela época era comum a existência de jornada de 14 horas ou mais nas fábricas. Não é à toa que a luta pela redução da jornada de trabalho era assunto constante nos debates de operários e operárias de mundo todo.
Geral
- 30/04/2025
A CUT e demais centrais sindicais entregaram, na tarde desta terça-feira (29), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pauta da classe trabalhadora, documento que traz, entre outras reivindicações urgentes quatro que se destacam: a redução da jornada de trabalho sem redução salarial; o fim da escala 6 x 1; a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos.
Mulher
- 29/04/2025
Cerca de 70 mulheres, trabalhadoras da base do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) refletiram sobre a violência de gênero durante o 5° Encontro das Mulheres Metalúrgicas de São Leopoldo e Região, na tarde de sábado (26), realizado no salão de festas da entidade. A atividade foi marcada pela palestra da “Rompendo o silêncio: violência de gênero e assédios no ambiente de trabalho”, com a advogada trabalhista e consultora, Luciane Toss, momentos de autocuidado com as integrantes do Odara Coworking, oferecimento de serviços das parceiras do STIMMMESL e coffee break. Para as crianças, teve recreacionistas e brinquedos infláveis.
CUT
- 29/04/2025
Assim como dezenas de metalúrgico da CUT-RS, o presidente Nacional da CUT Sérgio Nobre está nesta terça-feira (29), em Brasília para a Marcha da Classe Trabalhadora, que ao final do ato entregará ao presidente Lula e aos presidentes da Câmara dos Deputados Hugo Mota, do Senado Davi Alcolumbre, aos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga, a pauta da Classe Trabalhadora.
Sindicatos
- 28/04/2025
Na sexta-feira (25), as trabalhadoras e os trabalhadores da Metasa, unidade de Charqueadas cruzaram os braços, das 7h30 às 16h30. Com a mobilização, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Charqueadas conseguiu agendar uma reunião com a direção da empresa para às 14h desta terça-feira (29), para discutir demandas dos trabalhadores.
Saúde
- 28/04/2025
A data era 28 de abril de 1969. Uma explosão em uma mina nos Estados Unidos deixou 78 trabalhadores mortos. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. É uma oportunidade dar visibilidade e fortalecer a luta ambientes laborais mais seguros e saudáveis, e para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e protegidos.